Com informações de Assessoria de Imprensa.

A preocupação com o funcionamento dascâmeras de video monitoramento é de toda a comunidade venâncio-airense, tendo em vista que o serviço é de suma importância, quando o assunto é segurança pública. Na última segunda-feira, o prefeito Airton Artus esteve na Câmara, e este tema foi um dos abordadas por ele, durante o espaço da tribuna livre.

O sistema de video monitoramento do município foi adquirido com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, instituído pelo Governo Federal coma finalidade de articular ações de segurança pública para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas da violência. Neste aspecto, Kist destacou que o programa deveria ter vindo acompanhado de uma verba para manutenção, porém a atribuição ficou para as prefeituras.

Levando em consideração que as câmeras instaladas perdem bastante a utilidade se não tiverem pessoas preparadas monitorando-as por 24 horas, o vereador Telmo Kist (PDT), aproveitou a oportunidade e sugeriu ao prefeito, a contratação de policiais aposentados para fazer o serviço. “Parece-me que o turno para cada policial é de seis horas, então, para 24 horas nós precisamos de quatro policiais para zelar pelas câmeras. A minha sugestão é, realizar através do Consepro, a contratação de policiais aposentados para executar esta tarefa, tirando esta função dos policiais que estão na ativa. Teríamos mais policiamento nas ruas, e ao mesmo tempo, manteríamos a qualidade do trabalho, pois estes profissionais também são treinados. Além disso, traríamos ocupação e renda aos inativos”, defendeu.

O prefeito acredita que a ideia pode ser colocada emprática. “Os funcionários públicos brasileiros se aposentam cedo, muitas vezes no auge de sua capacidade e competência, e ummecanismo que faça estas pessoas terem uma remuneração, um ‘plus’ além de sua aposentadoria, e voltarem a colaborar, eu acho que pode ser uma boa iniciativa, frisou Artus, lembrando que nomunicípio existemalguns casos, em que os policiais aposentados atuam nas escolas, e tem funcionado muito bem. “é uma ideia que vamos abraçar”, enfatizou o prefeito. 

Foto: ASSESSORIA DE IMPRENSAPMVA / DIVULGAçãOESTãO INSTALADAS 20 CâMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NO MUNICíPIO
ESTãO INSTALADAS 20 CâMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NO MUNICíPIO