Embora o Ministério da Educação esteja na eminencia achatar ainda mais os orçamentos das instituições de ensino federais, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires, promete oferecer a partir do próximo ano a primeira graduação. A intenção é oferecer a seleção dos primeiros 32 estudantes em dezembro.
O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá duração de três anos. “É a realização de um sonho. Estamos há anos tentando implementar, mas somente agora deu certo”, informa o diretor-geral do IFSul Venâncio Aires, Cristian Oliveira Conceição.
As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira à noite. Está em estudo se seleção será feita por meio de vestibular tradicional ou a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O curso envolverá um grupo de aproximadamente 25 professores e todos possuem os títulos de mestrado ou doutorado.
“Estamos preparando um graduação focada e com bastante qualidade, além de ser totalmente gratuita”, cita o chefe do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Fábio Lorenzi da Silva. Ele destaca ainda que no momento está em vias de ser aprovada a grade curricular oficial da graduação. Está prevista a realização de Trabalho de Conclusão de Curso.
A CONSTRUÇÃO
O prédio de 686,53 metros quadrados terá salas de aula, salas de estudos, biblioteca e laboratório de informática, segundo o chefe do departamento de Administração e Planejamento do campus, André Ruschel de Assumpção,
A edificação foi entregue há duas semanas e agora foi iniciada a equipação. O prédio custou R$ 1,2 milhão e parta o mobiliário, a instituição recebeu em 2017, um Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$ 94 mil.
A obra foi executada por empresa de Montenegro. Como a construção havia sido iniciada em outubro de 2012, mas abandonada em 2013, parte da estrutura existente teve de ser reconstruída. Alguns itens, como os pilares, foram derrubados e substituídos devido a falhas na estrutura.
SAIBA MAIS
O tecnólogo com esta formação desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares para ampliar a capacidade dos recursos do equipamento.
Ele implanta e desenvolve banco de dados. Conhece a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos, e precisa se manter muito atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação. Além disso, precisa ter boa noção dos negócios da companhia para a qual trabalha.
Em atividades práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Fazem parte da grade curricular matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet.
CURSOS
O IFSul promoverá dois voltados a informática básica. Um deles intitulado de “Informática na melhor idade” ofertará de forma gratuita aulas para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos. A qualificação está na oitava edição e oferece 80 vagas. Inscrições podem ser feitas diretamente pelo telefone (51) 3793-4200 até o dia 17 de abril.
A outra qualificação, voltada para as demais idades, inicia 15 de abril e seguem até 11 de setembro, possuem três opções de dias, na segunda-feira, quarta-feira e sextas-feiras. São oferecidas 15 vagas e a inscrição pode ser realizada até 5 de abril.