O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires abre as portas, hoje, para a VII Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci). O evento se estende até sexta-feira, 28, com apresentação de 126 trabalhos de pesquisa e extensão e uma programação recheada de oficinas, palestras e atividades culturais.
A abertura oficial ocorre às 19h, com palestra do professor Vanderlei Carbonara, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sobre ‘Pesquisa como componente curricular e princípio educativo’. “Toda a comunidade é convidada a participar da palestra. É um tema que tem tudo a ver com a feira, que trabalha a pesquisa na educação”, ressalta o professor Gelson Luís Peter Corrêa, coordenador da VII Movaci.
Ele destaca o objetivo de oferecer uma programação variada, tanto para pessoas da comunidade quanto para os estudantes que vão apresentar projetos durante o evento. “Teremos muitas oficinas e atividades paralelas à mostra de trabalhos. A cada edição, buscamos oferecer mais opções, para que, quem estiver no campus, aproveite da melhor forma”, explica.
Corrêa explica que os projetos de ensino médio serão apresentados em salas de aula, enquanto os de ensino fundamental ficarão expostos no modelo de estante. Entre os participantes, estarão desde alunos do IFSul Venâncio Aires e de outras escolas do município, quanto estudantes de outras cidades. “Recebemos inscrições de projetos de ensino médio da região metropolitana e também dos campus do IFSul de Camaquã, Lajeado, Bagé”, comenta.
Estudantes do 4º ano do curso técnico em Refrigeração e Climatização do IFSul, Lavínia Rabuske, Rafaela Baierle e Pâmela Mees, ambas de 18 anos, vão participar da Movaci com o projeto ‘Controle de umidade e temperatura automatizado em silo para pequenos produtores’.
O trabalho está sendo desenvolvido para a disciplina de Automação e será apresentado pela primeira vez em uma mostra. A proposta das alunas é criar um sistema automatizado para medir a temperatura e a umidade, por meio de sensores. “Com o sistema automatizado, esse controle aparece no display e os produtores podem controlar a umidade. Isso influencia a qualidade do produto e a venda do produtor”, explica Rafaela.
Programação
Hoje
10h – Credenciamento e montagem dos estandes
12h – Almoço
14h – Início das apresentações e exposições de trabalhos
16h30min – Encerramento das exposições de trabalhos (ensino fundamental)
19h – Palestra de abertura ‘Pesquisa como componente curricular e princípio educativo’, com o professor Vanderlei Carbonara, da UCS
Amanhã
8h – Início das apresentações (ensino médio) –
9h – Início das exposições de trabalhos (ensino fundamental)
10h – Competição de Robótica (Chimabots)
11h30min – Encerramento das exposições de trabalhos (fundamental)
12h – Almoço
13h30min – Continuação das apresentações e exposições de trabalhos
16h30min – Encerramento das exposições de trabalhos (fundamental)
18h – Premiação Chimabots
19h – Festival Estudantil de Música
Sexta-feira
8h – Início das apresentações (ensino médio)
9h – Início das exposições de trabalhos (ensino fundamental)
11h30min – Encerramento das exposições de trabalhos (ensino fundamental)
12h – Almoço
14h – Cerimônia de encerramento
Atividades paralelas
– Paralelamente à apresentação de trabalhos haverá ações como ‘Geek party’, Clube da Robótica e ‘Papercraft’, ao longo do evento.
– A programação ainda inclui sarau cultural, Festival de Música e mostra de talentos.
– Entre as oficinas estão jogos sensoriais, esgrima, escultura de balões, judô e jiu jitsu, atividades circenses, experimentos de química e sala da física quântica.
– Também ocorrerão apresentações de trabalhos de conclusão dos cursos de Eletromecânica e Refrigeração e Climatização, na modalidade subsequente ao ensino médio.
– Amanhã, a partir das 10h, ocorre a primeira Competição de Robótica do IFSul campus Venâncio Aires, a Chimabots. A disputa terá quatro modalidades e envolverá estudantes do campus local e de outras unidades do Instituto Federal.