Fazer ligações e acessar a internet não tem sido mais motivo de transtorno para os moradores do bairro Coronel Brito. Desde o início do mês, a torre de telefonia da Vivo foi ativada e a melhora do sinal foi confirmada à reportagem por alguns moradores do bairro. Um deles é Márcio de Freitas, 42 anos. “Está ótimo. Faz umas duas semanas, tanto o sinal do telefone, quanto de internet melhoraram muito”, relata.

A torre foi construída em uma área na rua Maria Machado Kronbauer esquina com a Conde D’Eu, em maio deste ano. Durante dois meses, o sinal funcionou bem. No entanto, a ligação elétrica, então monofásica, exigiu uma demanda de carga maior e houve a troca para a rede trifásica, o que contribuiu para o sinal “sair do ar”. Mas esse não foi o único motivo.

Segundo o fiscal de operação e manutenção da rede móvel da Vivo, Alexandre Ferreira Mazoni, a torre seguia em processo de implantação, tempo que ainda pode depender de licenças e que no qual são feitos testes constantes. “Nesses três meses, a estrutura não passou nos testes de transmissão, então a operadora precisava verificar constantemente até garantir um sinal de telefonia de qualidade e as tecnologias 3G e 4G”, explica.

Embora haja uma explicação técnica para isso, para a comunidade isso representou cerca de três meses sem conseguir ligações e acesso à rede online, o que gerou inúmeras reclamações. O principal ‘ouvido’ dessas lamentações foi o vereador Sid Ferreira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor de Telefonia, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, e um dos principais articuladores para implantação da torre no bairro. “O pessoal reclamou muito, dizia que seria mais um elefante branco. Mas, felizmente, isso foi resolvido e agora ela tem funcionado bem”, destaca Ferreira.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateNo bairro Coronel Brito, torre da Vivo foi erguida em terreno da rua Maria Machado Kronbauer
No bairro Coronel Brito, torre da Vivo foi erguida em terreno da rua Maria Machado Kronbauer

Relembre 

Até a instalação da torre de telefonia da Vivo ser concluída, muitas eram as reclamações do sinal de telefonia e internet no bairro Coronel Brito e arredadores. Em outubro 2017, lideranças de Venâncio Aires chegaram a levar um abaixo-assinado até representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Porto Alegre. Na época, segundo o vereador Sid Ferreira, a Agência notificou a empresa de telefonia.

>>> LEIA MAIS: Segue a novela do sinal de telefonia e internet

Torre de telefonia do bairro Coronel Brito recebe equipamentos

Outras torres 

Conforme o fiscal de operação e manutenção da rede móvel da Vivo, Alexandre Ferreira Mazoni, a empresa de telefonia mantém quatro torres ativas em Venâncio Aires. Elas ficam no centro (junto com a estrutura da Oi), em Linha Marechal Floriano, na rua Herval Mirim e agora no bairro Coronel Brito. Uma quinta torre, já erguida na rua Senador Pinheiro Machado, bairro Aviação, segue em processo de implantação e ainda precisa ser ativada.

Mazoni revelou que a Vivo estuda a possibilidade de implantar novas estruturas no município, uma delas já deve começar a ser estruturada em breve no bairro Industrial. “A empresa analisa a necessidade da demanda e aí começam os trâmites com a Prefeitura”, diz. As outras torres seriam instaladas na Linha Travessa e na Bela Vista.