Algo que parece simples, mas muitas vezes é um desafio. O sono é algo necessário que contribui diretamente para a saúde física e mental das pessoas. Porém, muitos não conseguem chegar a um estágio de sono profundo e sofrem com os efeitos causados.
O médico otorrinolaringologista Renato Fragomeni, que é pós-graduado em Medicina do Sono e atua na Diagnoso, explica que o cansaço mental é quando o corpo ultrapassa a capacidade de processar informações e sofre algumas consequências físicas, comportamentais e emocionais quando exposto a ambientes ou situações estressantes.
Noites de insônia ou mal dormidas podem ser causa mas também consequência do cansaço mental. A pessoa pode sofrer tanto com a dificuldade para dormir quanto com a sensação de que não dormiu o suficiente. Isso acontece porque, nessas condições, o cérebro não consegue percorrer todos os estágios normais do sono, não conseguindo, de fato, descansar. Isso acarreta em sintomas físicos físicos, emocionais e comportamentais (veja box).
Sintomas de cansaço mental
Físicos: fadiga, perda ou ganho de peso, dores de cabeça e de estômago, baixa imunidade, insônia.
Emocionais: irritabilidade, ansiedade, depressão, estresse, desmotivação, desânimo, impaciência.
Comportamentais: isolamento social, procrastinação, maior frequência de brigas, dificuldade para dormir, baixa produtividade, dificuldade para concentrar, abuso de álcool e cigarro.
Problemas de uma noite mal dormida
Com recorrentes despertares e um sono que não atinge seu estágio profundo, a pessoa pode ter vários impactos na sua qualidade de vida, como:
• Roncos
. Pausas respiratórias e sensação de sufocamento durante o sono
• Sonolência diurna ou fadiga
• Sono fragmentado
• Dor de cabeça matinal
• Nocturia (acordar durante a noite para ir ao banheiro urinar)
• Dificuldade na concentração, memoria e raciocínio
. Maior risco de ganho de peso
• Irritabilidade e depressão
• Diminuição do desejo sexual
Apneia do sono e sua gravidade
Devido a obstrução da passagem do ar provocada pela apneia – um problema que não permite que a pessoa chegue a um estágio de sono profundo – aumentam as chances de desenvolvimento de doenças graves como:
Ansiedade ou Depressão
Arritmia cardíaca
Hipertensão pulmonar e infecções
Hipertensão arterial
Aterosclerose
AVC (Derrame Cerebral)
Doenca degenerativa cerebral (Alzheimer)
Insuficiência Cardíaca (ICC)
Diabetes;
Aterosclerose;
Infarto agudo do miocárdio;
Sequelas de Acidentes automobilísticos
Doença renal crônica
Obesidade
A Diagsono pode te ajudar
O médico Renato Fragomeni otorrinolaringologista com pós-graduação em Medicina do Sono é o responsável técnico pela Diagsono. A clínica realiza a investigação dos principais distúrbios do sono, com exames endoscópicos no consultório e exames de polissonografia completa de note inteira.
O exame é realizado no conforto e segurança do lar do paciente, com a mesma acurácia e análise dos exames de clínicas laboratoriais. As principais indicações do exame incluem apneia obstrutiva do sono, roncos excessivos, insônia, sonolência diurna, narcolepsia e síndrome das pernas inquietas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.diagsono.com.br ou pelos telefones (51) 99149-7334 e (51) 3741-5500.