Votação ocorre entres os dias 6 e 10, pelo site ou WhatsApp
Votação ocorre entres os dias 6 e 10, pelo site ou WhatsApp (foto: AI/Corede VRP)

Entre os dias 6 e 10 de outubro, moradores dos 23 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro Serra poderão definir o destino de R$ 2.228.571,43 em investimentos estaduais através da Consulta Popular 2025. Estão em pauta, nesta edição, projetos em áreas ambientais, de turismo, desenvolvimento urbano e rural e transportes. A votação é digital e permitirá à população eleger três projetos que considerar prioritários. Os três mais votados na região dividirão o valor de forma igualitária, recebendo pouco mais de R$ 742 mil cada um.

Seguindo o modelo de anos anteriores, um projeto será destinado aos municípios do Centro-Serra e dois à região baixa do Vale. Para que um município seja contemplado, é necessário alcançar participação mínima de 2% de seus eleitores na votação.
A cédula de votação apresenta seis propostas estratégicas. O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP), Heitor Álvaro Petry, destaca a importância da mobilização popular. “As propostas contemplam diversas áreas essenciais. Agora, o momento é de mobilizar a comunidade para participar. São projetos importantes, que serão incluídos no Orçamento do Governo do Estado de 2026”, afirma.

Como votar

Para participar da consulta, o cidadão precisa ter em mãos o número do seu título de eleitor e acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br. Também pode enviar seu voto por WhatsApp, enviando mensagem para o número (51) 3210-3260.
(Fonte: AI/Corede VRP)

Projetos em votação
1 – Turismo: divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo;
2 – Turismo: sinalização turística do Vale do Rio Pardo;
3 – Desenvolvimento Rural: fortalecimento da agricultura familiar para a comercialização de produtos das agroindústrias familiares;
4 – Desenvolvimento Urbano: planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos;
5 – Meio Ambiente: implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural;
6 – Transportes: revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para suporte regional em emergências, saúde e negócios.