Wagner Moura protagoniza o longa (Foto: Reprodução)
Wagner Moura protagoniza o longa (Foto: Reprodução)

O filme brasileiro O Agente Secreto ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e o ator Wagner Moura conquistou a categoria Melhor Ator de Drama. A premiação, entregue na noite deste domingo, 12, é um dos principais termômetros para o Oscar, considerado o maior prêmio do cinema mundial.

O diretor Kleber Mendonça Filho subiu ao palco para pegar o troféu acompanhado pela equipe do filme, incluindo o ator Wagner Moura. “Eu adoraria dizer muito obrigado à Vitrine Filmes no Brasil que fez com que ‘O Agente Secreto’ virasse um sucesso, agradecer a Emilie , minha produtora e companheira de vida.. Agradecer à nossa equipe e ao elenco maravilhoso. Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, disse Kleber.

Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil venceu esta categoria, após a vitória de Central do Brasil. Também é a primeira vez na história que o Brasil conquista dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.

Já Wagner Moura agradeceu ao diretor Kleber Mendonça e a equipe do filme e disse “é um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, completou.

O filme acabou derrotado na categoria principal, de Melhor Filme de Drama para Hamnet.

*Com informações de Agência Brasil

Saiba mais

  • O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, se passa no Brasil de 1977, durante a ditadura militar, e segue Marcelo, um professor de tecnologia que foge de um passado misterioso para Recife, buscando paz, mas encontra paranoia, vigilância e uma cidade cheia de tensão, sendo espionado por vizinhos e sentindo-se parte de um grande quebra-cabeça político e de memória que o passado tenta apagar.
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.