A partir do dia 5, a primeira segunda-feira do ano, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passa a ser obrigatória para todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul. A nova etapa põe fim, de forma definitiva, ao uso das notas fiscais em papel, conhecidas como talão do produtor. A mudança acompanha o avanço da Reforma Tributária, que prevê a extinção completa dos documentos fiscais físicos em todo o país.
Desde 2021, a NF-e já era exigida de produtores com faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões. Em janeiro de 2025, a obrigatoriedade foi ampliada para aqueles com receita bruta a partir de R$ 360 mil, além das operações interestaduais. Agora, a exigência alcança os cerca de 800 mil produtores gaúchos.
O sistema eletrônico tem como objetivo ampliar a agilidade nos processos, reduzir burocracias e diminuir custos ao longo da cadeia produtiva, além de oferecer maior controle e transparência fiscal.
No entanto, o fim do talão também carrega um forte simbolismo ao interior. Os tradicionais blocos de produtor acompanharam gerações, fizeram parte da rotina do interior e ajudaram a contar a história de quem vive e produz no campo. Eram documentos tão relevantes que em situações de extravio geravam grande preocupação, levando agricultores a registrarem boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia e até a publicar comunicado no jornal para oficializar a perda.
Em Venâncio Aires, são mais de 8 mil blocos de produtor rural ativos que agora precisam se adequar ao sistema eletrônico. A inclusão digital impõe desafios, especialmente aos pequenos produtores que ainda enfrentam limitações de acesso à internet. Superada a fase de adaptação e com a lei em vigor para todos, o apoio dos órgãos públicos e das entidades representativas do setor seguirá sendo fundamental, sobretudo neste primeiro ano, para garantir que a modernização avance.
Venâncio-airense dá nome à praça em Tenente Portela
Um venâncio-airense passou a dar nome a uma praça pública no município de Tenente Portela, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A Praça Augusto Niederle foi inaugurada na terça-feira, 30, como parte de um conjunto de melhorias urbanas realizadas pelo município.
Nascido em Venâncio Aires, Augusto Niederle fixou residência em Tenente Portela em 1950, onde construiu a trajetória como agricultor e empreendedor. Falecido em 1974, aos 56 anos, deixou um legado reconhecido pela comunidade. Conforme divulgado pela assessoria de Comunicação da Prefeitura, Augusto Niederle atuou em diferentes áreas e construiu uma trajetória marcada pelo trabalho, pela fé e pelo compromisso com a família. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, familiares do homenageado, lideranças religiosas e moradores da comunidade.
Festa de São Sebastião Mártir
O Grupo Folha do Mate inicia, na próxima semana, a divulgação de uma série de conteúdos sobre a devoção a São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires. O conteúdo especial, produzido por Júnior Posselt, marca os preparativos para a 150ª edição da festa do padroeiro, que ocorrerá de 16 a 20 de janeiro. No jornal impresso, a primeira reportagem será publicada na terça-feira, 6. A comunidade também poderá acompanhar materiais na programação da rádio e nos canais digitais da Folha e Terra FM.
As reportagens irão destacar o envolvimento comunitário, a participação de famílias, grupos e voluntários que mantêm vivas as programações religiosas e festivas há um século e meio. A primeira vai evidenciar a tradição do envio das bandeiras de São Sebastião Mártir, que percorrem comunidades da cidade e interior levando bênçãos e oração aos lares e empresas. Esta visitas são lideradas pelo Movimento do Apostolado da Oração, que conta com aproximadamente 25 supervisoras e 110 zeladoras e zeladores.
Carnaval 2026 vem aí
O Carnaval é comemorado em fevereiro, mas o clima de uma das festas mais populares do país já começa a agitar Venâncio Aires no próximo fim de semana.
A abertura do calendário de festas carnavalescas ocorre no próximo sábado, dia 10 de janeiro, com a escolha da rainha e princesas do Carnaval Adulto Municipal, no Parque do Chimarrão. No dia seguinte, no domingo, 11, será a vez do Carnaval Infantil do Interior eleger a nova corte. Já no dia 24 de janeiro, ocorre a escolha da rainha e princesas do Carnaval Adulto do Interior, consolidando a tradição que mantém viva a folia nas localidades rurais.
Neste ano, o Carnaval será celebrado no dia 17 de fevereiro e duas noites de desfiles na Rua Grande (Osvaldo Aranha) estão confirmadas em Venâncio: no sábado, 14, e na segunda-feira, 16.