Agora é oficial: Izaura não vai concorrer

A vice-prefeita Izaura Landim (MDB) oficializou que não vai disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro deste ano. A ‘pá de cal’ foi colocada na quinta-feira, 23, quando ela recebeu a visita do deputado federal Alceu Moreira (MDB), que veio a Venâncio Aires, entre outras coisas, na tentativa de convencer Izaura a tentar uma cadeira em Brasília. A vice-prefeita da Capital Nacional do Chimarrão integra a executiva estadual do partido e é apontada como uma das forças emergentes no interior do estado, mas decidiu que o momento é de “me preparar para o próximo pleito”. Com isso, Sílvia Schirrmann (Podemos) fica como único nome de Venâncio Aires para a Câmara Federal. Já para a Assembleia Legislativa estão postos como pré-candidatos Airton Artus (PDT), Giovane Wickert (PSB), Celso Krämer (Podemos) e Chico Rech (PSC). As convenções para confirmação dos candidatos vão ocorrer em julho.

Expectativa de 200 novos empregos diretos

A Prefeitura de Venâncio Aires vive a expectativa de contribuir com a geração de, pelo menos, 200 empregos diretos a curto espaço de tempo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD), trabalha na ‘surdina’. Deste total, cerca de 60 postos seriam do novo ateliê da Calçados Beira Rio, que já confirmou investimento na Capital do Chimarrão. Outras 140 vagas ainda não se sabe, oficialmente, de onde surgirão. Na sessão da Câmara de segunda-feira, 20, o vereador Rodrigo Garin, o Rodrigo VT (PSD), afirmou que os 200 empregos seriam gerados a partir de três novos empreendimentos.

Homens e seus comportamentos de risco

A Folha do Mate publica, na página 18 desta edição, matéria sobre o estudo IPC Maps, da empresa paulista IPC Marketing Editora, que anualmente analisa os números referentes ao poder de consumo nos municípios brasileiros. Entre tantos dados interessantes, um em especial me chamou a atenção. A população estimada de Venâncio Aires para 2022 é de 72.756 habitantes, formada por 35.997 homens e 36.759 mulheres. Elas são maioria, nada que não saibamos. Mas, ao analisar as faixas etárias, notamos que eles são maioria até perto dos 50 anos. Só a partir desta idade é que as mulheres ultrapassam os homens. Uma prova de que a afirmação de que elas vivem mais do que eles é verdadeira. Estudos apontam que as mulheres vivem mais do que os homens em todas as partes do mundo. A principal justificativa é que as pessoas do sexo masculino têm comportamentos de risco e nutrição aquém da qualidade desejada.

Muchila ataca Artus, e Ruppenthal rebate

Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), não perde uma oportunidade de atacar o ex-prefeito Airton Artus (PDT), pré-candidato a deputado estadual. Na sua última investida, disse que “é preciso ter muito cuidado com pré-candidato que tem solução pra tudo”. A manifestação ocorreu depois que Artus criticou a inoperância da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) – em especial pelas condições da RSC-453, que passa por Venâncio Aires – e sugeriu a extinção da estatal. O vereador foi ainda mais longe e afirmou que, se eleito, Artus “será mais um em Porto Alegre sem fazer nada, porque já esteve lá e não trouxe uma pilha”. A referência é para o período em que o pedetista, primeiro suplente na eleição de 2018, coordenou a bancada do partido na Assembleia Legislativa.

Muchila falou, mas também teve que ouvir. O líder de governo na Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), declarou que o socialista vive “querendo meter bomba no adversário” porque “não tem nada de bom para falar do seu pré-candidato”, que no caso é outro ex-prefeito: Giovane Wickert (PSB). De acordo com Ruppenthal, tanta preocupação do colega com a pré-candidatura de Artus seria uma forma de demonstrar o “desespero” por conta de uma provável derrota nas urnas. “O cara é o único prefeito reeleito de Venâncio Aires. Tem muito conhecimento e é o melhor nome para representar o nosso município”, emendou o vereador governista, que ainda criticou André Kaufmann (PTB), que recentemente ironizou o fato de Artus fazer palestras sobre saúde pela região.

Rapidinhas

  • Vereadora Sandra Wagner (PSB) diz ter sido contatada por comerciantes da região central de Venâncio Aires, que têm relatado prejuízos em razão de problemas verificados nos parquímetros da área azul. Alguns equipamentos, segundo o que chegou até a parlamentar, vira e mexe estão fora de funcionamento, o que causa desconforto aos consumidores na hora de estacionarem seus veículos para irem às compras. Muitos deixam de adquirir o tíquete e são surpreendidos com multas, logo depois. É algo que a Rek Parking precisa tomar conhecimento e, mais do que isso, providências. O comércio agradece.
  • Ainda da sessão da Câmara de segunda-feira, 20: foram aprovados projetos que autorizam funções gratificadas (FGs) para motorista de ambulância e do Conselho Tutelar, bem como para o fiscal de contratos do Legislativo. Na mesma reunião, os vereadores aprovaram recurso de R$ 25 mil para a construção de um abrigo para os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Estância Nova, no interior do município.
  • Preparem-se para a maior enxurrada de mensagens políticas de todos os tempos. À medida que a eleição for se avizinhando, o WhatsApp não vai parar, o Facebook estará ainda mais movimentado e até as caixas de e-mails devem ficar abarrotadas. Um sem número de agentes políticos, apoiadores de um lado ou de outro, já estão a postos para causar uma ‘overdose de propaganda política’ no eleitorado. O maior acirramento, claro, ficará por conta dos entusiastas da reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e dos que querem a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao poder. Tomara que o radicalismo político, de ambos os lados, não resulte em situações graves, como muitos acreditam que vai ser.


Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido