A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou na segunda-feira, 15, uma emenda que altera o Código de Obras e muda a regra para instalação de caixas d’água em novas construções.
Pela legislação atual, o proprietário de um imóvel novo, por exemplo, precisava instalar um reservatório com capacidade de 200 litros. Com a mudança, as novas contruções deverão ter uma caixa d’água com capacidade mínima de 1.000 litros. “Hoje temos um grande problema de falta de água. Com uma diferença de custo pequena, essa mudança garante mais segurança no abastecimento e reduz o risco de falta de água para famílias em momentos de instabilidade”, destaca o vereador Nelsoir Battisti (PSD), proponente da emenda.
Importante destacar que a lei não abrange edificações já existentes. A falta de água, principalmente nos meses mais quentes do ano, é problema histórico para moradores de algumas regiões. A proposta é vista como uma medida importante e necessária para enfrentar os períodos se abastecimento, mas ao mesmo tempo, foi analisada por alguns moradores e vereadores como uma forma de transferir ao cidadão uma responsabilidade que é da Corsan. Segundo Battisti, a Corsan tem a responsabilidade e já se trabalha para cobrar da companhia a garantia de abastecimento a partir dos próprios reservatórios, mas entende-se que, se cada residência nova ter uma caixa com essa capacidade mínima, irá facilitar a rotina de inúmeras famílias. Ao defender a aprovação da alteração, o parlamentar também projetou o crescimento da cidade em algumas regiões com a abertura de novos loteamentos.
Município notifica a Corsan
A Prefeitura de Venâncio Aires notificou a Corsan junto à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e à Secretaria de Parcerias e Concessões do Estado, para cobrar respostas diante das irregularidades constatadas na execução das obras de implantação da rede de esgoto sanitário. Nas últimas semanas, multiplicaram-se as reclamações de moradores e comerciantes sobre pavimentação irregular, desnivelamentos nas vias e ausência de respostas rápidas por parte da concessionária. No documento, o Município dá prazo de até 30 dias para que a Corsan adote as providências necessárias.
Segunda parcela do 13º
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada até sexta-feira, 19. A primeira foi paga até 28 de novembro, conforme a legislação.
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o salário extra injeta cerca de R$ 73,5 milhões na economia de Venâncio Aires neste ano, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Horário especial nos dias que antecedem o Natal
Começou o horário estendido de atendimento do comércio de Venâncio Aires. Trata-se de um calendário sugerido pela Caciva para os dias que antecedem o Natal. A exemplo de ontem, hoje, amanhã, segunda e terça-feira da próxima semana, o comércio atenderá até as 21h. No domingo, a sugestão é de abertura das 17h às 21h.
Fogos de artifício
Vereador Nilson Lehmen (MDB) chegou a protocolar, no começo deste mês, projeto que dispõe sobre a proibição da fabricação, comercialização, armazenamento, transporte, porte e utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido ou produzam impacto sonoro em Venâncio Aires. A proposta acabou sendo arquivada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pois compete somente a União legislar sobre “material bélico”, termo atribuído aos fogos de artifício.
Na justificativa, Lehmen destaca os transtornos à população, especialmente idosos, crianças, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), indivíduos com hipersensibilidade sensorial e portadores de enfermidades diversas. Cita também o impacto negativo que os estampidos causam aos animais domésticos e silvestres.
Novas regras para obter CNH no RS entram em vigor dia 5 de janeiro
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) definiu, ontem, que as novas regras para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer a partir de 5 de janeiro de 2026. A decisão ocorre após consulta à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) sobre adaptação de alguns pontos da nova legislação, e considera a ausência de um período de transição.
Na prática, o candidato pode optar por preencher a requisição no site gov.br e iniciar o curso teórico, ou pode fazer a requisição no Centro de Formação de Condutores (CFC) e iniciar o processo.
A partir de 5 de janeiro, também será possível agendar a prova teórica. Nessa etapa, uma medida de transição será necessária. Como ainda não há a integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a prova teórica possível de ser aplicada no momento pelo DetranRS é a do modelo antigo. Com a aprovação no exame teórico, é possível marcar as aulas práticas. O candidato deverá realizar pelo menos a carga horária mínima obrigatória de 2 horas de aula. Quando se considerar apto, poderá agendar o exame prático no CFC.
Coral da Paresp emociona
A manhã de ontem foi especial na sede do Grupo Folha do Mate. Os funcionários receberam integrantes do coral da ONG Parceiros da Esperança (Paresp), entidade que completou 20 anos no mês de novembro e está localizada no bairro Morsch. O coral existe há 15 anos e conta com participações de crianças e adolescentes.
Todos os anos, o grupo visita a sede da Folha do Mate e Terra FM para agradecer a parceria do ano e apresentar músicas natalinas e de louvor, que emocionam e nos lembram do verdadeiro sentido do Natal. Neste ano, a visita foi acompanhada da regente e professora Ivana dos Santos Marques, do supervidor administrativo Leonardo Duarte da Rosa e do voluntário institucional Pedro Duarte da Rosa.
Atualmente, 125 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, são atendidos no turno oposto ao da escola, no prédio próprio da entidade.
