Levantamento feito pela secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza – que também é a responsável pela Central de Projetos da Prefeitura de Venâncio Aires -, a pedido da Folha do Mate e Terra FM, aponta que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) caminha para completar 23 quilômetros de vias pavimentadas desde o começo do seu governo, no dia 1º de janeiro de 2021. Entram na conta as obras feitas com asfalto e bloquetos, inclusive as do calçamento comunitário, que já tenham sido ou estejam em execução e também as que tenham licitações em andamento.
Na região central, o destaque é o capeamento da avenida Ruperti Filho e, em Vila Mariante – distrito contemplado com a maior extensão de obras até agora -, a rua Bepe Guimarães, que conecta a RSC-287 e o Frigorífico Boi Gaúcho, maior empresa do 2º Distrito. A Estrada Velha, que liga Bela Vista a Linha Hansel, na RSC-287, garante a maior extensão entre os bairros. De acordo com Jarbas, a projeção é de que, até o fim do ano que vem, no encerramento do seu mandato, sejam cerca de 30 quilômetros de vias pavimentadas. “É desenvolvimento e qualidade de vida”, resume.
Tiago Quintana comanda o PDT
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Venâncio Aires divulgou que cerca de 700 pessoas, entre filiados, simpatizantes e amigos foram ao Piquete Machry, na sexta-feira, 4, para prestigiar a posse de Tiago Quintana como presidente da sigla. Vereador de segundo mandato e atual secretário de Saúde, ele comandará a legenda pelos próximos dois anos e tem como meta prioritária atingir a marca de mil filiados. De acordo com Quintana, faltam poucas adesões para que o número seja alcançado, já que mais de 60 novas filiações foram concretizadas durante o evento de sexta.
Ao agradecer às pessoas que prestigiaram a solenidade, o novo presidente pedetista lembrou dos integrantes da base governista e destacou que, embora o foco da Administração de Jarbas da Rosa (PDT) esteja na execução do plano de trabalho apresentado, é preciso dar início ao processo de preparação para a eleição do ano que vem, “mas sem misturar as coisas”. Embora jovem – tem 36 anos -, Quintana é figura muito conhecida da política venâncio-airense e nome forte do PDT para a eleição majoritária de 2028, depois que Jarbas tentar a reeleição a prefeito em 2024. Antes disso, ele vai buscar o terceiro mandato na Casa do Povo.
Ainda sobre a buraqueira da 816
Mensagens foram enviadas à coluna dando conta de que o trabalho de tapa-buracos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), na semana passada, teria sido realizado somente até as proximidades do campo do Flor de Maio, em Linha Travessa, na VRS-816. Os moradores queriam que a ações tivesse ido até o trevo de acesso a Vila Palanque, na RSC-453. Neste trecho, segundo os leitores, as condições são piores do que as registradas no ponto onde foram plantados pés de aipim.
Como já escrevi em outras oportunidades, a responsabilidade pela manutenção da rodovia é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), mas uma parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires possibilita que a Sisp faça intervenções na 816. Só que, nos últimos tempos, nem o concreto betuminoso usinado a quente – o CBUQ, popularmente conhecido como asfalto quente – o Daer tem trazido até a Capital do Chimarrão.
Rapidinhas
• A Ordem do Dia da sessão de ontem da Câmara de Vereadores trazia um requerimento de Renato Gollmann (PTB) com a solicitação para que a Mesa Diretora da Casa convoque o engenheiro de tráfego Rui Pires para ocupar a Tribuna Livre na reunião da próxima semana. O profissional tem contrato com o Município e a intenção é que ele fale aos parlamentares e comunidade sobre trabalhos em execução, o que já foi feito e o que ainda vai ser implementado para melhorar o trânsito em Venâncio Aires.
• Inter entra em campo na noite de hoje para o seu jogo do ano. Tem que reverter a vantagem do River Plate – 2 a 1 no jogo de ida, na Argentina – para seguir em busca do tricampeonato da Copa Libertadores da América. Caso não consiga a classificação, o treinador Eduardo Coudet passará a ser ainda mais contestado. Desde que retornou ao comando técnico do Colorado, ele ainda não sabe o que é vencer. Em quatro jogos, são dois empates e duas derrotas. Jogo tem cara de teste pra cardíaco.