Asessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 2, foi marcada por um clima de tensão do início ao fim, mas que teve seu pico no momento da homenagem à Escola Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, pela passagem dos 80 anos. É que Diego Wolschick (PTB) ficou fubica da vida pelo fato de o presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal (PDT), ter sido o proponente da distinção. Isso porque Wolschick é o único vereador que estudou na escola e queria fazer a homenagem. Ele garante, inlcusive, que informou no grupo de WhatsApp dos parlamentares que faria a proposição, e afirma ter sido pego de surpresa com o requerimento de Ruppenthal. O petebista, aliás, foi às lágrimas durante a sessão, tamanho o constrangimento e fúria com o colega.
O episódio, certamente, vai aumentar o atrito entre ambos. Não é de agora que eles não se entendem, embora Wolschick tenha sido assessor de Ruppenthal há alguns anos. Moradores da mesma região, os dois alimentam um sentimento de rivalidade e Wolschick, inclusive, está na Comissão de Ética, por ter chamado Ruppenthal de “lixo de presidente”. Quando usou a tribuna, na sessão de segunda-feira, ele desabafou: “No dia 30 de maio informei que faria a proposta à Jubal, mas o presidente não respeita ninguém e me tirou a homenagem na maior cara dura”. O presidente não fez qualquer comentário a respeito do assunto. Na hora dos registros fotográficos, cada um fez o seu de forma separada.
Centro Dia Inácio José Assmann
Sandra Wagner (PSB) quer dar o nome de Inácio José Assmann ao Centro Dia, popularmente conhecido como Creche do Idoso, que está com as obras praticamente concluídas e deve iniciar as atividades em breve. Assmann foi, por muitos anos, coordenador dos grupos da melhor idade de Venâncio Aires. Também era uma das lideranças da comunidade de Linha Tangerinas, onde residia. Faleceu no dia 25 de novembro de 2021, aos 88 anos. “O deputado federal Heitor Schuch, que foi quem enviou a emenda para a construção do Centro Dia, era amigo pessoal do seu Inácio Assmann e concorda com a homenagem”, afirmou Sandra.
Kaufmann quer saber dos ‘leões’
O vereador André Kaufmann (PTB) tem provocado, com alguma frequência, integrantes ou simpatizantes da Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Se refere aos adversários políticos com o termo ‘leões’, pois entende que muitos deles criticavam a gestão anterior, de Giovane Wickert (PSB), e agora, fazendo parte do governo, não resolvem questões para as quais diziam ter soluções. “Quero notícia dos leões. Onde eles estão? Foram domesticados ou extintos?”, questionou o parlamentar. Também da oposição, Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), pediu um aparte e foi sarcástico: “Os leões viraram gatinhos, André. Como é que vão rugir se estão recebendo leitinho quentinho no colo do prefeito Jarbas e ganhando carinho nas costas? É óbvio que não vão falar nada”.
Rapidinhas
• Vai aqui um abraço para o seu Astor Weschenfelder, de 83 anos. Durante a semana, a colega Débora Kist esteve na casa dele, em Rincão de Souza, no interior de Venâncio Aires, para uma entrevista, e soube que é leitor da coluna. Fico muito agradecido pela leitura e desejo tudo de bom ao amigo.
• Vereador Ezequiel Stahl (PTB) disse que está mais confiante em relação à construção de pontes secas na RSC-287, após participar de reunião na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, conduzida pela deputada estadual Kelly Moraes (PL). “A concessionária finalmente sinalizou que vai analisar os pedidos das comunidades às margens da rodovia”, comentou ele.
• Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), abriu a metralhadora contra o ex-colega de partido, Jairo Bencke, que recentemente se filiou ao PDT e assumiu a Central de Projetos da Prefeitura. Afirmou que “ele só pensa no próprio bolso” e que “não parava de incomodar para assumir nesta Casa ou para que o Giovane Wickert conseguisse um cargo no Governo do Estado”. Consultado pela coluna, Bencke disse que não vai perder tempo com discussões. “Estou à vontade no PDT e vou focar no meu trabalho”, resumiu.
• O projeto Vereador Mirim será realizado no dia 31 de outubro, na Câmara. As primeiras 15 escolas a confirmarem presença garantem vagas para participação.