A minirreforma administrativa

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), enviou para a Câmara de Vereadores o projeto que prevê uma minirreforma administrativa no Executivo. A principal alteração é a criação da Secretaria de Governança e Gestão – nova nomenclatura da Secretaria de Administração -, que fica abaixo somente do Gabinete do Prefeito (e seus órgãos de assessoramento, controle e informação, incluindo o Gabinete da Vice-Prefeita) no organograma. A pasta tem o comando de Tiago Quintana (PDT), vereador mais votado na eleição do ano passado e cuja projeção aponta para uma provável candidatura a prefeito em 2028.

Na sequência vêm as secretarias da Fazenda e de Planejamento e Urbanismo, lideradas por Fabiana Keller (PDT) e Deizimara Souza (PDT), respectivamente. As pastas são definidas como ‘órgãos de apoio’ e estão acima das demais na hierarquia. Depois, como ‘órgãos de execução’, estão listadas todas as outras, inclusive as duas que tiveram as nomenclaturas alteradas: Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. Completam o organograma os conselhos, comissões e comitês.

De acordo com a justificativa do projeto – que não deve demorar a ser votado no Poder Legislativo -, a Secretaria de Governança e Gestão “é o órgão da estrutura organizacional do Município que atua nas relações institucionais do governo e operacionalização de atividades administrativas e de normatização que dão suporte aos demais órgãos, através de práticas de liderança, de estratégia e de controle, avaliando situações e demandas, direcionando a sua atuação e monitorando os resultados, assim como planejando, executando e controlando as ações voltadas ao gerenciamento da tecnologia da informação, da legislação e documentos, logística de veículos leves e serviços auxiliares, da aquisição, armazenamento e guarda de bens, materiais e suprimentos, e de recursos humanos”.

Sausen não se dobra ao Podemos

Outro dia, ao ser indagado pela coluna, o ex-vice-prefeito Celso Krämer, presidente do Podemos, disse que falaria com o vereador do partido, Alberto Sausen, para alinhar a atuação dele na Câmara. Como o Podemos é oposição ao governo, Krämer tentou fazer com que Sausen tivesse esta postura, o que não aconteceu até agora. Bem pelo contrário, aliás. O parlamentar está não apenas votando a favor das propostas do governo, como também participando de atividades com Jarbas da Rosa (PDT), Izaura Landim (MDB) e outros representantes da Administração. No domingo, 6, por exemplo, ele foi a Linha Sapé e entrou na foto de inauguração oficial da pavimentação asfáltica da localidade. As cobranças de colegas de oposição e da cúpula do Podemos não surtiram o efeito esperado, pois Sausen está à vontade ao lado do governo. Se isso vai resultar em desgaste político para ele, só o tempo irá nos dizer.

Rapidinhas

Guilherme Dill, que recentemente assumiu a Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, dá provas, a cada dia, que é trabalhador abnegado. Não só no ofício diário de policial, mas também como disseminador de boas práticas em escolas. Ontem, ele conversou com estudantes do Monte das Tabocas sobre drogas e bullying. Dill já deixou clara sua vocação para combater o tráfico de drogas e, além disso, também dá destaque para a prevenção.

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires terá duas sessões na próxima semana. Além do encontro semanal normal, na segunda-feira, 14, haverá reunião também na quarta-feira, 16. Esta última é antecipada do dia 21, em razão do feriado de Tiradentes. O presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), encaminhou ponto facultativo para a quinta-feira da próxima semana, dia 17 de abril, em razão da Sexta-Feira Santa, 18, e da Páscoa, 20.

Três dos 15 vereadores já revelaram os nomes dos seus indicados ao título de Cidadão de Venâncio Aires, distinção que será entregue na tradicional sessão solene do Poder Legislativo realizada durante a Festa Nacional do Chimarrão, que em 2025 chega à sua 17ª edição. Rogério Azevedo da Rosa é o indicado do vereador Nelsoir Battisti (PSD). Bento Jesus Dornelles Cunha é o nome apresentado por Alberto Sausen (Podemos). Já Kelen Dewes é a homenageada por Gerson Ruppenthal (PDT).

Obrigado a todos pelas mensagens do Dia do Jornalista, celebrado ontem, 7 de abril.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido