Ainda repercute a solenidade realizada no dia 7 de fevereiro, data da primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Embora o presidente da Casa do Povo, Benildo Soares (Republicanos), afirme que os parlamentares estavam avisados da cerimônia para destacar os novos integrantes da Mesa Diretora, vários contradizem a informação. Diego Wolschick (PTB), por exemplo, mandou mensagem à coluna. “Sobre a sessão ‘solene’ que ocorreu na semana passada, na Câmara, eu fiquei sabendo somente na reunião das 18h, que antecede a sessão ordinária. Meus assessores e colegas vereadores de oposição também não sabiam de tal ação do presidente da Câmara. Falta de comunicação, nos dias de hoje, quando a informação é rápida, praticamente instantânea, é inadmissível, ainda mais em se tratando da presidência do Poder Legislativo”, manifestou. Além disso, os vereadores que não integram a base do governo também criticaram bastante a não realização dos períodos das Comunicações (apreciação e votação de projetos) e Explicações Pessoais (recados finais).
Jairo Bencke vereador
Primeiro suplente do PSB na eleição de 2020, com 493 votos, Jairo Bencke terá oportunidade na Câmara de Vereadores. Ele assumirá a vaga de Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), nos 15 primeiros dias de março. Ao repercutir a informação, Bencke se disse preparado para a experiência. “Estou muito feliz e com muita vontade de voltar à nossa Casa Legislativa”, afirmou. Ele já atuou como assessor parlamentar da ex-vereadora Cleiva Heck, entre 2013 e 2015. Na época, os dois eram do PDT.
Rapidinhas
• Provavelmente teremos ‘tretas’ para relatar na coluna durante a semana. Os bastidores da Câmara estão a mil por hora. Ontem teve sessão. Quinta atualizo as informações.
• O ex-vereador Chico Rech e sua esposa, Simone Becker – ambos filiados ao Democratas, que deve se unir ao PSL para a criação do União Brasil -, enviaram ofício à Câmara de Vereadores manifestando contrariedade à obrigação de apresentação de passaporte vacinal para a realização de matrícula na rede de ensino.
• Vídeo que circulou nos grupos de WhatsApp no fim de semana mostra uma briga violenta em um posto de combustíveis da região central de Venâncio Aires. Uma máquina ‘caça bichinhos de pelúcia’ foi derrubada pelos envolvidos e ‘espatifou’ no chão. Os brigões não estavam no posto, mas um deles teria procurado refúgio no local, onde o enfrentamento acabou acontecendo.