Venâncio Aires - O que todo mundo sabia que ocorreria em Genebra, na Suíça, se confirmou. Os organizadores da 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11) barraram o acesso de representantes da cadeia produtiva da região sul do Brasil e de lideranças políticas municipais, estaduais e federais. Lá estão o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, e o deputado estadual Airton Artus, por exemplo.

Além da frustração de não poderem participar das atividades de um evento que trata do carro-chefe da nossa economia, os representantes da Capital do Chimarrão ainda têm que se preocupar com o que pensa parte da comunidade, que não concorda com os gastos gerados pelo deslocamento até Genebra. A justificativa é compreensível – defender a nossa principal riqueza -, no entanto as redes sociais não perdoam, e isso todos sabemos.

Conselho e Fundo da Segurança

Já tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires o Projeto de Lei número 186, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) e institui o Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep). O colegiado terá como objetivo propor políticas públicas voltadas a segurança, preservação da ordem e defesa social, estimulando a interação e a colaboração entre órgãos públicos e sociedade civil. Já o fundo irá captar, garantir e fornecer recursos financeiros para a execução de projetos e atividades, voltados ao desenvolvimento de políticas públicas de modernização das forças e sistemas de segurança no município, bem como programas de prevenção à violência.

Aedes aegypti volta a preocupar

Dengue volta a preocupar em Venâncio Aires. Com a chegada dos dias mais quentes, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tende a se proliferar e atuar com mais intensidade, o que coloca a população em risco. Até mesmo um caso de febre chikungunya – também transmitida pelo Aedes – foi registrado no município, mais precisamente no bairro Cidade Alta. A Vigilância Sanitária e Ambiental fez visitas aos moradores da região com o objetivo de orientar sobre cuidados e observação dos sintomas. Também houve borrifação residual intradomiciliar onde o paciente reside para evitar uma possível disseminação da doença. Na Câmara de Vereadores, Nelsoir Battisti (PSD) falou a respeito do assunto e pediu que a Prefeitura intensifique as ações de combate.

Rapidinhas

  • A vereadora Alessandra Ludwig (PDT) está sugerindo ao Poder Executivo a instituição, por meio de lei ou decreto, o Censo Municipal de Animais Domésticos, com o objetivo de mapear e registrar os animais domésticos (cães e gatos) existentes na Capital Nacional do Chimarrão, promovendo uma base de dados confiável para formulação de políticas públicas voltadas ao controle populacional, à saúde pública e ao bem-estar animal.
  • Venâncio Aires poderia ter bem mais lixeiras à disposição da comunidade, seja na região central ou nos bairros. Quanto mais locais apropriados para descarte de resíduos tivermos, menos lixo teremos no chão. O fato de não haver um número maior de lixeiras não justifica o tanto de lixo jogado nas ruas, mas o aumento de compartimentos específicos certamente estimularia os cidadãos a fazerem o mínimo: colocar o lixo no lixo. É inacreditável que, em 2025, ainda tenhamos que conviver com este tipo de situação e a falta de conscientização. Mas, infelizmente, é a realidade.
  • As empresas de Venâncio Aires mais citadas na pesquisa Preferência Real 2025 serão premiadas nesta quarta-feira, 19, no Clube CTA. São 107 segmentos nesta edição. A pesquisa é da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Os recursos serão revertidos em ações sociais para a comunidade local.
  • Em nome do amigo Marcelo Colombo – o primeiro a enviar mensagem, na manhã de sábado, 15 -, gostaria de agradecer a cada pessoa que, de uma forma ou de outra, fez contato parabenizando pelos 10 anos de Venâncio Aires. A repercussão me surpreendeu. Sinal de que a coluna está sendo bastante lida, o que é fundamental para a sequência e consolidação do trabalho. De verdade, muito obrigado a todos que fazem parte disso.