Na coluna da edição de terça-feira, 20, trouxe a informação de que a presidente do PSB de Venâncio Aires, suplente de vereadora Sandra Wagner, estuda a hipótese de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Atualmente ocupando cargo na Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), ela analisa a possibilidade a pedido da executiva estadual do partido. Historicamente ligada à agricultura familiar, Sandra é entusiasta da participação das mulheres na política e confirma que tem sido sondada.
Pois bem. Não é só a socialista que tem no horizonte uma possível candidatura. Vereadora de primeiro mandato, Alessandra Ludwig (PDT) também vem sendo indagada pela cúpula pedetista no Rio Grande do Sul sobre a possibilidade de colocar o nome à disposição no ano que vem. Ela, no caso, para deputada federal, já que Venâncio Aires terá o deputado estadual Airton Artus (PDT) tentando a reeleição. “Desde o início do meu mandato na Câmara, o Pompeo [de Mattos, deputado federal do PDT] vem conversando comigo e me fez o convite, de fato”, diz a parlamentar.
De acordo com Alessandra, o fato de ser mulher e engajada à causa animal poderia potencializar o seu nome na corrida por uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. “A bandeira da causa animal nos dá esta representatividade, que pode ser trabalhado em nível de estado e de país. As bandeiras da mulher e do jovem também precisam ser trabalhadas. Estamos construindo, conversando, vendo as possibilidades de acontecer. Pretendo me aconselhar com o prefeito Jarbas da Rosa e com o deputado Airton Artus antes de qualquer decisão”, afirma.
Sem Comunicações, com queixas
A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires de segunda-feira, 19, teve mais de três horas de duração e oito matérias apreciadas – todas aprovadas por unaninimidade – na Ordem do Dia, mas outra vez os parlamentares não tiveram chance de fazer uso da tribuna no período das Comunicações. As votações e quatro tribunas livres consumiram o tempo da reunião e, como de costume, parlamentares de oposição, em especial Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), fizeram queixas a respeito. “Uma estratégia da Mesa Diretora para que os vereadores oposicionistas não possam falar”, disparou, em claro ataque ao presidente Dudu Luft (PDT). Muchila e Luft estão em rota de colisão não é de hoje e tinham ‘se prometido’ no encontro anterior do Legislativo, inclusive sinalizando um debate pessoal. Ficou tudo para a próxima semana.
Claidir: volta ao primeiro escalão?
Comenta-se, nos bastidores da Câmara, que a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) estaria disposta a voltar a fazer parte do secretariado do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Antes de alcançar a reeleição para o Legislativo, respondeu pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, atualmente conduzida por Camilla Capelão, também do Republicanos.
Renato no Sine de Arroio do Meio
Ex-vereador, ex-secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos e atual segundo suplente do Podemos no Poder Legislativo de Venâncio Aires, Renato Gollmann (foto abaixo) é o novo coordenador da agência FGTAS/Sine de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, município distante menos de 50 quilômetros da Capital Nacional do Chimarrão. Ele exerce a função desde o dia 8 de maio. Há algum tempo, o cargo é da cota do ex-vice-prefeito Celso Krämer, atual presidente do Podemos. Em virtude da proximidade, Gollmann vai e volta diariamente para Arroio do Meio.
