Alexandre Wickert (PL) para prefeito e Maciel Marasca (PP) para vice em 2024. Esta é a dobradinha que está sendo trabalhada internamente pelos dois partidos. A informação foi confirmada por Marasca, nesta sexta-feira, 1º, durante participação no programa jornalístico Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM. Ele esteve acompanhado do empresário Adriano Fagundes, um dos entusiastas da dupla. Como Marasca recentemente tornou pública a sua disposição de estar na corrida majoritária no ano que vem, os bastidores da política local fervilharam e davam conta de que ele podia acabar aparecendo na cabeça de chapa.
Mas o próprio Marasca fez questão de afirmar que admira e confia muito em Alexandre Wickert – bem como nas pessoas que estão fazendo parte do processo de reestruturação das duas legendas – e que ele deve ser confirmado como pré-candidato à Prefeitura. “É um cara muito inteligente, competente e estamos trilhando este caminho”, afirmou. Marasca e Fagundes disseram que mesmo as pessoas que nunca fizeram parte da política, mas têm a visão de fazer o melhor pela cidade, serão bem-vindas no grupo. “Estamos aqui trabalhando para os nossos filhos. A juventude vai fazer a diferença na política”, acrescentou o presidente do PP.
Embora o trabalho, no momento, seja de fortalecer a dobradinha, eles deixaram em aberto a possibilidade de outros nomes estarem na composição à majoritária. “Se vai ser, lá na frente vamos saber. Não está 100% definido”, declarou Marasca. Os dois entrevistados afirmaram que entraram para a política porque entendem que é necessário que pessoas qualificadas tomem as decisões, já que é a política mexe com a vida de toda a sociedade. Em razão disso, segundo eles, muitas pessoas que não ventilavam ter esta experiência estão procurando saber mais sobre os partidos.
PP e PL também estão de olho nos vereadores do PTB. Ezequiel Stahl, Diego Wolschick, André Kaufmann, Renato Gollmann e Clécio Espíndola, o Galo, vão trocar de partido em abril, na janela que permite transferência sem perda de mandato. Gollmann deve ir para o Podemos, presidido pelo ex-vice-prefeito Celso Krämer, e Galo tem convites de várias siglas, como PDT, Republicanos e PSD, o que reduz as chances de se alinhar com as siglas de direita. Mas Kaufmann, Stahl e Wolschick já deram sinais de que convergem com a ideologia e podem ter PP e PL podem ser caminhos. “Conversamos com todos e a vontade da grande maioria é vir com a gente. As nossas portas estão abertas, desde que concordem com nosso plano de governo e filosofia de trabalho”, disse Marasca.
Por fim, os entrevistados revelaram que foi contratada uma consultoria que vai fazer uma análise da estrutura administrativa de Venâncio Aires e do orçamento do Município. A partir disso, a intenção é fazer comparações com outras cidades, identificar erros e propor correções. “Esse levantamento vai nos trazer a realidade, porque não queremos fazer promessas que não poderão ser cumpridas. Não vamos criar falsas expectativas só para ganhar o voto do eleitor”, argumentou Fagundes. Marasca completou dizendo que “o nosso plano de governo vai ser exequível”.
Rapidinhas
Vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), publicou foto nas redes sociais da visita feita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, nesta sexta-feira, 1º. Ele foi recebido pelo titular da pasta, Marcos Hüttmann, e pelo assessor administrativo, Darlan Rieger, ambos do PSD. Como o parlamentar é um dos que vão trocar de sigla na janela de transferências, em abril do ano que vem, já surgem alguns comentários de que o PSD, presidido pelo vereador e ex-secretário Nelsoir Battisti, pode ser um destino.
O secretário de Saúde, Tiago Quintana, está vibrando com mais uma ação positiva da pasta. Ele contatou a coluna para dizer que a Farmácia Municipal não vai mais fechar ao meio-dia. O atendimento será das 7h30min às 16h30min. “Com isso, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) ganham uma hora e 10 minutos a mais de atendimento”, salienta.
Recebi informações de que as queixas de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a respeito da gestão dos serviços vêm se acentuando. Vou apurar melhor e trago a repercussão assim que possível. Nunca tinha recebido qualquer reclamação neste sentido. O que chega, de vez em quando, é algum descontentamento com o atendimento. Quase sempre, as raras queixas estão relacionadas à demora no socorro.