Tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e deve ser lido na sessão de hoje à noite, o Projeto de Lei número 046, do Legislativo, que prevê mudança na legislação para que o dia 11 de maio, data de aniversário do Município, volte a ser feriado, e não mais no dia 25 de julho, como ocorre no momento. A iniciativa é do presidente da Casa do Povo, Benildo Soares (Republicanos), que, entre outras justificativas, assinala na proposta que, quando a lei foi alterada, “pretendia, à época, atender aos interesses de uma pequena parcela da população”.

Também é destacado na redação da matéria que “a presente alteração observa os parâmetros estabelecidos na Lei Federal nº 9.093/1995 e busca tão somente o retorno do feriado no dia em que se comemora a fundação/emancipação do Município em sua data de origem, bem como comemoração pela passagem do Dia de Santo Inácio de Láconi”.

Para consolidar a proposição, Soares salienta que a comunidade foi consultada acerca do tema, durante a realização da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), e que as manifestações favoráveis à mudança chegaram a 92,85%. De acordo com ele, também houve maioria pelo feriado no dia 11 de maio durante audiência pública promovida no Legislativo. “Portanto, não há motivo relevante para que as comemorações festivas pelo aniversário do município sejam em outra data”, conclui.

Sessão e 21º Destaque Esportivo

Tem sessão da Câmara de Vereadores hoje, às 18h. O encontro deveria ter sido realizado ontem, mas por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo – que começou às 13h e encerrou antes das 15h -, o presidente Benildo Soares (Republicanos) decidiu pelo adiamento. A medida gerou críticas não apenas pelo fato de que era tranquilo manter a data da reunião, mas também porque está marcada para hoje, a partir das 19h30min, no Clube de Leituras, a 21º edição do Destaque Esportivo.

Se os parlamentares concordarem em fazer uma sessão rápida, até vai dar para conciliar, mas se o encontro durar pelo menos três horas, como costuma ocorrer, o Legislativo não enviará representantes ao Destaque Esportivo. A Ordem do Dia tem 15 matérias para apreciação – são 10 projetos, duas moções e um requerimento -, ou seja, se for mantido o período das Comunicações, a reunião desta noite não acaba antes das 21h.

Calçadão: ‘cara nova’ ao Centro

Sei muito bem que várias pessoas não concordam, que não gostariam que as tipuanas da região central tivessem sido cortadas, mas que o complexo que envolve o Calçadão está ficando bonito demais, não tem como negar. A Matriz está ainda mais imponente e a revitalização dos passeios públicos está muito bacana. Teremos decks de madeira para descanso ou consumo de lanches e bebidas e, neste fim de ano, a Praça Coronel Thomaz Pereira estará ornamentada para o Natal, aumentando a sensação de bem-estar no ‘coração’ da Capital Nacional do Chimarrão.

A reforma do Calçadão começou na gestão anterior, de Giovane Wickert (PSB) – que praticamente deu um ‘peitaço’ e autorizou o início dos trabalhos, que incluíram a parte mais polêmica, o corte das tipuanas -, e teve sequência no governo de Jarbas da Rosa (PDT), que vai inaugurar as obras. A maior parte do dinheiro para a execução veio de emenda do deputado federal reeleito Marcelo Moraes (PL): R$ 486 mil. Nos bastidores da política já correm os comentários a respeito de convites para a inauguração, já que vereadores de oposição ao governo têm reclamado, com frequência, de não serem chamados para as solenidades oficiais.

Rapidinhas

• No dia 18 de novembro, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) tinha, no estoque, 30 metros cúbicos de areia média, 262,90 toneladas de brita e 154,26 toneladas de pesdrisco. Os números estão em ofício enviado ao presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos), que fez pedido de informação a respeito do controle do material.

• Foi difícil, mas o Brasil venceu o segundo jogo na Copa do Mundo do Catar. Casemiro marcou o gol do 1 a 0 diante da Suíça, ontem, no Estádio 974, construído com contêineres e que será ‘desmontado’ após o Mundial. Classificada à fase de oitavas de finais, a Seleção ainda joga sexta-feira, 2 de dezembro, às 16h, diante de Camarões.