Estava de plantão no fim de semana e, em razão das coberturas, circulei pela cidade no sábado, 11, e também no domingo, 12. O que se nota – e isso não é uma crítica – é que as pessoas estão menos temerosas em relação aos riscos oferecidos pelo coronavírus. Os jogos amistosos de veteranos começam a engrenar de vez e as famílias já se permitem fazer passeios, bem como a frequentar ambientes de lazer. Resumindo, quase todo mundo está ‘saindo da toca’, já que as notícias referentes à pandemia são de queda no número de casos, internações e mortes.
O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) não tinha, até ontem, pacientes de Venâncio Aires internados por conta da doença. Isso mesmo: UTI e Setor Covid zerados, depois de mais de quase um ano e meio. No entanto, é sempre preciso ressaltar que ainda não vencemos o ‘inimigo invisível’. Neste sentido, merece destaque o trabalho dos servidores que estavam controlando a entrada de pessoas no Parque do Chimarrão durante o fim de semana. As exigências anunciadas foram seguidas à risca, para que não tenhamos novas ondas de casos. No interior do principal espaço público da cidade, muitas pessoas ficaram sem máscaras, por exemplo, reunidas em grupos. Mas, nestes casos, não há como cobrar das autoridades. É questão de consciência. Tomara que os ares de normalidade persistam.
Certeza virou dúvida
O que era dado como certo, virou dúvida. Claudio Weschenfelder (PDT) pode não assumir o Parque Municipal do Chimarrão depois que deixar a Câmara de Vereadores, o que vai acontecer na semana que vem. Ele ainda vai conversar com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para definir o seu futuro. Se não for para o Parque, pode tanto retornar para a Secretaria de Cultura e Esportes quanto aparecer na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Nos bastidores, comenta-se que Weschenfelder é uma das grandes surpresas do PDT.
Rapidinhas
• Mensagem de Diego Wolschick (PTB) para a coluna: “O vereador Gerson Ruppenthal (PDT) disse que eu era contra a Associação Hídrica de Madalena, mas faço parte da diretoria desde a sua fundação”. Junto com o texto, Wolschick enviou uma foto da primeira ata, de 4 de junho de 2015, com sua assinatura.
• O governador Eduardo Leite autorizou a convocação de aprovados no concurso da Susepe. O vereador Ezequiel Stahl (PTB) é um deles e, nos próximos dias, poderemos ter novidades na Câmara.