O deputado estadual Airton Artus (PDT) cumpriu importantes compromissos durante a semana e, entre eles, destaque para a agenda na Secretaria Estadual de Logística e Transportes, da qual participaram o titular da pasta, Juvir Costella, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, na quarta-feira, 12. O venâncio-airense levou aos gestores a sua preocupação com as estradas dos vales do Rio Pardo e Taquari e, em especial, pediu atenção à VRS-816, entre Grão-Pará e Vila Palanque, e à ERS-422, de Linha Brasil até a Santinha, em Vila Deodoro, no interior da Capital do Chimarrão.

De acordo com Artus, Costella e Faustino têm conhecimento acerca das condições das rodovias consideradas prioritárias e pretendem contemplar os trechos assim que houver recursos para investimentos. “Mostramos entrosamento com o Executivo Estadual, Secretaria de Logística e Transportes e Daer. Saí do encontro muito contente pela receptividade”, comentou o parlamentar. Para fortalecer ainda mais o seu pedido em relação às rodovias, Artus conversou também com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, no sentido de que seja traçado pelo governo um plano de investimentos para as duas estradas, em razão da importância para Venâncio Aires.

‘Corneta’ de Muchila vem à tona

Vazou print de conversa de WhatsApp na qual o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), sugere que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) estaria cometendo um erro crucial ao não atender a reivindicação dos servidores públicos de recuperação de perdas salariais do período da pandemia, no percentual de 5,23%. Muchila entende que o protesto realizado na quinta-feira, 13, em frente à Prefeitura, mostra o tamanho do descontentamento da categoria, que segundo ele, “vai cobrar a conta”. Fez ainda uma comparação com a gestão anterior, ou melhor, largou uma ‘corneta’: “O Giovane (Wickert, ex-prefeito) cometeu este erro e afundou. Fica a dica”.

Sindicato quer o dia 13 abonado

A cúpula do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires não gostou nada de ouvir o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) dizendo que a mobilização de quinta-feira, 13, contou com a participação de muitas pessoas da comunidade e políticos de oposição à atual Administração e, só por isso, conseguiu reunir um número expressivo de manifestantes. O presidente da entidade, Júnior Ronan Hendges, garante que tem uma lista de presença com assinaturas de quase 500 servidores, inclusive com a matrícula de cada um deles identificada. “Vamos enviar a lista à Prefeitura, até porque queremos que o dia de paralisação seja abonado, e aí, o prefeito vai se dar conta de que está equivocado”, afirmou Hendges. O sindicato convocou o dia de paralisação em virtude da negativa do Executivo de recuperação de perdas salariais do período da pandemia de Covid-19. O percentual reivindicado é de 5,23%.

Rapidinhas

Sócio-proprietário dos Laboratórios Venâncio, Marcelo Farinon será eleito, na próxima sexta-feira, 21, para suceder o corretor de imóveis Juliano Angnes na presidência do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Nesta sexta-feira, 14, eles participaram do programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, e confirmaram que Farinon estará à frente da nova gestão. O principal desafio, claro, será recuperar a casa de saúde financeiramente. Hoje, o déficit mensal da instituição gira na cada de R$ 700 mil.

Um servidor da Câmara de Vereadores entrou em contato com a coluna para informar que o Poder Legislativo funcionou normalmente na quinta-feira, 13, dia da paralisação do funcionalismo. Ele pediu para não ser identificado e disse que só fez a ligação porque muitas pessoas – principalmente as que costumam se manifestar nas redes sociais – acabam sendo injustas com os servidores da Casa do Povo em situações como esta.

Maciel Marasca e Adriano Fagundes, respectivamente presidente e vice do Progressistas (PP), participaram do programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na quarta-feira, 12. Disseram que os membros do partido estão se reunindo a cada 15 dias e que a sigla quer ser protagonista em 2024.

Nos próximos dias, vou para as férias de inverno. A coluna volta na edição do dia 3 de agosto. Neste meio tempo, passo informações aos colegas de redação, quando forem relevantes. Um abraço aos leitores.