Recebi ontem, no WhatsApp, fotos que seriam do vereador César Garcia (PDT) participando da convenção da Federação PSDB/Cidadania, que foi realizada na noite de terça-feira, 30, no Clube de Leituras. Quando vi as imagens, logo suspeitei que seria uma pessoa parecida, mas não o parlamentar. Para não deixar dúvidas, contatei Garcia. “Tá todo mundo dizendo que sou eu nas fotos, mas não fui na convenção do PSDB e do Cidadania. Se tivesse ido, não tinha porque esconder, no entanto não era eu”, comentou o pedetista, que recentemente anunciou sua decisão de não concorrer à reeleição ao Poder Legislativo.
Um vídeo também me foi enviado sugerindo que uma das pessoas que aparecem na convenção do PSDB e do Cidadania seria o vereador Benildo Soares (Republicanos). Como todos sabem, embora faça parte de uma sigla que apoia as pré-candidaturas de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) à reeleição, Soares tem feito críticas à Administração e pode fazer campanha para Giovane Wickert (PSB) e Élida Klamt (PSDB). Da mesma forma, chamei o protagonista para saber se tinha mesmo ido às convenções das chapas adversárias. “Não”, resumiu Soares.
Aproveitando o assunto convenções, restam poucas para que todos os pré-candidatos sejam aprovados. PSB e União Brasil realizam as suas hoje à noite, às 19h e 19h30min, respectivamente, no Clube de Leituras. Quem também tem convenção é a dobradinha PP e PL, que representa os pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Maciel Marasca e Alexandre Wickert. Será na Comunidade São Lucas, no bairro Aviação, às 19h. Depois, restará a convenção do PT, que tem José Cândido Faleiro Neto e Sérgio Rosa pré-lançados, respectivamente, a prefeito e vice. O PT se reúne no diretório, neste sábado, 3, na parte da manhã. Depois, é esperar pelo dia 16, quando a campanha eleitoral estará de fato liberada.
Artus emplaca o Pró-Hospitais
Emplacar um projeto como o Pró-Hospitais, como fez o deputado estadual Airton Artus (PDT), em parceria com os colegas Thiago Duarte (União Brasil) e Cláudio Tatsch (PL), não é para qualquer um. O mandato do venâncio-airense ganha em notabilidade e os apoiadores já estão no encalço do ex-prefeito para que ele concorra novamente à Assembleia Legislativa em 2026. Inicialmente, quando ficou como primeiro suplente do PDT e admitiu a frustração, Artus cogitou não mais disputar uma vaga no Palácio Farroupilha. Mas a roda girou, a oportunidade apareceu, com a ida de Gilmar Sossella para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, e o parlamentar está aproveitando. Já têm importante influência junto ao governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), e o seu trabalho começa a ganhar interessante dimensão. Para Venâncio Aires é uma beleza, pois nunca é demais lembrar que ficamos mais de duas décadas sem representante na Assembleia.
Rapidinhas
A Prefeitura está cadastrando empresas interessadas em construir as 30 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida para os atingidos pelas cheias de setembro do ano passado. O recurso é do Governo Federal e as residências serão erguidas nos bairros Brands e Battisti. Além disso, há movimentação no sentido de cadastrar outras unidades em projetos da União. Comenta-se que o número pode chegar a 255, mas a determinação, no âmbito do Poder Executivo de Venâncio Aires, é que o assunto permaneça em sigilo, para que não sejam levantadas expectativas junto à comunidade que acabem por não se confirmar.
Vereador Clécio Espíndola, o Galo (MDB), vai reivindicar junto à Rota de Santa Maria, empresa do Grupo Sacyr que administra a RSC-287, a instalação de um redutor de velocidade no quilômetro 68 da rodovia, nas proximidades da Escola Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova. De acordo com ele, há riscos por conta da velocidade que os condutores de veículos imprimem no trecho e, além disso, o número de estudantes aumentou muito com o acolhimento da Escola Mariante no mesmo espaço, o que torna o local de muita movimentação nos turnos da manhã e tarde.
O domingo, 4, será especial para quem gosta de esportes. Às 13h começa a transmissão da Terra FM de Assoeva e Joinville, no Ginásio Poliesportivo, pela Liga Nacional de Futsal. O jogo inicia às 14h e o clube de Venâncio Aires precisa pontuar. Mais tarde, a partir das 15h, é a vez do primeiro jogo da decisão da Copa Serrana de 2024, entre Aert e São Luiz. A partida está confirmada para o Estádio Edmundo Feix. Tá de bom tamanho.