Os vereadores de Venâncio Aires se reuniram ontem à noite para a segunda sessão ordinária do ano. No período da Ordem do Dia, cinco matérias foram apreciadas e aprovadas por unanimidade. Todas se referem a frentes parlamentares que terão sequência em 2026: Frente Parlamentar de Estudo para o Desenvolvimento da Região Serrana e Vale do Sampaio, de Diego Wolschick (PP), Frente Parlamentar de Saúde e Direitos das Mulheres, de Dra. Sandra Silberschlag (PP), Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, de Alberto Sausen (Podemos), Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos, de Luciana Scheibler (PDT) e Frente Parlamentar da Causa Animal, de Alessandra Ludwig (PDT). É bem provável que outras sejam propostas nos próximos dias e também passem por votação.
E, por falar em votação, o Poder Legislativo da Capital Nacional do Chimarrão entrou ontem em um novo momento. Depois de um período de testes internos, os vereadores utilizaram de forma oficial, pela primeira vez na história da Câmara, a votação eletrônica em uma sessão. A partir de agora, os votos dos parlamentares serão registrados dessa maneira e, com os processos concluídos, os resultados estarão disponíveis no telão do Plenário Vicente Schuck. Como foi a primeira vez com a tecnologia, as votações demandaram um tempinho a mais, mas nada que atrapalhasse o encontro. É a Casa do Povo se adaptando à modernidade, o que garantirá ainda mais transparência aos atos.
Ainda sobre o Poder Legislativo, nesta quarta-feira, 11, será realizada mais uma sessão ordinária. A reunião foi antecipada da próxima segunda-feira, 16, período destinado ao Carnaval. O encontro inicia às 17h, pois na sequência, a partir das 18h, a Câmara deve receber grande público para a audiência que vai abordar a crise financeira do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A expectativa é que, além de lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Venâncio Aires, muitas pessoas de outras cidades marquem presença. Representantes de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado, municípios da microrregião e cujos habitantes têm o HSSM como referência, já confirmaram que farão parte da mobilização.
Rapidinhas
Foram entregues e inauguradas oficialmente, na tarde de ontem, duas novas sinaleiras na região central de Venâncio Aires: esquinas das ruas Voluntários da Pátria e Emílio Selbach e 15 de Novembro e Tiradentes. São pontos de intenso fluxo, considerados de muito risco para quem é usuário dos trechos. E, já no primeiro dia de semáforos funcionando, foi registrado o primeiro acidente. Dois veículos colidiram no cruzamento da Voluntários da Pátria com a Emílio Selbach. Ninguém está livre de se envolver em um acidente de trânsito, mas definitivamente o problema são os condutores.
Deputado estadual Airton Artus (PDT) não cansa de ir em busca de alternativas para os hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul. Sempre atento às questões administrativas e de gestão, ele não esquece que é muito importante, também, a busca de recursos que possam dar um mínimo de fôlego para instituições que enfrentam dificuldades extremas, como é o caso do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Nesse sentido, Artus já manteve contato com o presidente Marcelo Farinon e o administrador Luís Fernando Siqueira, bem como com o prefeito Jarbas da Rosa, secretários e vereadores governistas, para que fiquem espertos: vem aí uma linha de crédito do Governo Federal lastreada pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Mais tempo para pagar e juros mais baixos.