Por iniciativa do vereador Ezequiel Stahl (PL) – integrante da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Câmara – será realizada no dia 24 deste mês, uma audiência pública que vai tratar do estacionamento rotativo pago da região central de Venâncio Aires. A reunião tem início previsto para as 19h, no Plenário Vicente Schuck e, segundo ele, abordará as multas, fiscalização, penalizações e preços das tarifas. Stahl espera que o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luciano Teixeira, estejam presentes na oportunidade, bem como representantes do Ministério Público e da Rek Parking, empresa que administra o rotativo em Venâncio Aires. A comunidade também é convidada a participar do encontro do dia 24.

Preocupação com provável desvio

É cada vez maior a preocupação das autoridades de Venâncio Aires com o provável desvio por dentro da cidade que causará a instalação do pedágio na RSC-453, previsto para o quilômetro 11. O que mais tem incomodado é que o fluxo deve aumentar significativamente na VRS-816, rodovia que está em processo de municipalização e será recuperada pela Prefeitura, que reservou R$ 8 milhões para o trabalho de recapeamento. Os recursos são fruto de financiamento junto ao Banco do Brasil, no valor total de R$ 40 milhões, que serão destinados a obras estruturantes.

Sausen e a crítica aos servidores

Operador de máquinas concursado da Prefeitura de Venâncio Aires, o vereador Alberto Sausen (Podemos), sempre que pode, utiliza parte do seu tempo na tribuna da Câmara para dizer que os servidores públicos são, muitas vezes, criticados pela comunidade por situações que lhes fogem ao controle. Na semana passada, citou como exemplo as estradas do interior, que não estão nas condições ideais em virtude do elevado volume de chuva dos últimos dias. “Sempre que pode, a gente está trabalhando na manutenção. Mas, quando chove, além de não ser possível seguir o trabalho, se perde muito do que já havia sido feito”, argumentou Sausen.

Rapidinhas

Entusiasta de uma nova candidatura a prefeito de Maciel Marasca (PP), o vereador Diego Wilschick (PP) – que não passa uma sessão da Câmara sem citar o nome do empresário – não gostou de insinuação de que Marasca não pode ser prefeito porque não conhece o interior de Venâncio Aires. “Quando o Jarbas [da Rosa, do PDT, prefeito em segundo mandato] concorreu pela primeira vez, eu era do PDT e apresentei o interior a ele, que não conhecia nada”, declarou. Wolschick tem convicção de que, em 2028, Marasca será vitorioso e assumir a Prefeitura em 2029.

A impressão que dá é que a atual Administração não tem interesse de manter em ordem as paradas inteligentes. As estruturas foram implementadas na gestão de Giovane Wickert (PSB) e geraram uma baita polêmica, é verdade, mas agora são aparelhos públicos que precisam de manutenção. Jeferson Schwingel, o GP (PP), está fazendo cobrança neste sentido.

Vereador Ezequiel Stahl (PL) diz que foi muito positiva a repercussão da informação de que ele pode colocar o nome à disposição dos eleitores de Venâncio Aires na eleição para a Assembleia Legislativa do ano que vem. Na semana passada, em reunião do partido, Stahl foi apontado como expoente da sigla, que reúne as melhores condições para encarar a disputa.

Estava na pauta da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, apto a votação na sessão da noite de ontem, projeto de lei que eleva a vida útil de veículos que prestam serviço de transporte escolar de 15 para 18 anos. A iniciativa atende pedido dos prestadores, que alegam prejuízos nos períodos da pandemia do novo coronavírus e das enchentes de 2023 e 2024.

Registro meus sentimentos à família e amigos do colega de Folha do Mate e Terra FM, Arthur Ferreira, que faleceu no domingo, 14, aos 18 anos. Sua partida precoce fez com que a comunidade de Venâncio Aires ficasse tomada de tristeza desde a manhã de domingo, quando a notícia se confirmou. Arthur era destaque no tradicionalismo e também na sala de aula.