Não teria como começar a coluna da edição de hoje com outro assunto que não fosse a quinta edição do Festival de Balonismo. O evento foi mais uma vez um grande sucesso. Além dos balões, que por si só já garantiriam um excelente público no Parque durante os dias de evento, as atrações, que contemplaram todos os gostos, foram essenciais para consolidar o festival como o maior evento de Venâncio Aires em 2024.
Isso dito pelo prefeito Jarbas da Rosa, que também foi ao Parque e, no domingo, 24, voou de balão. O Festival de Balonismo veio para ficar, sem sombra de dúvidas. E a edição do ano que vem já está confirmada. Será de 19 a 23 de novembro, quando a comunidade de Venâncio Aires, de outros municípios gaúchos e até de fora do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de se encantar com os gigantes coloridos no céu.
Participei da cobertura das atrações do Festival de Balonismo, em especial no domingo, 24, e quando o dever estava cumprido, lá pelas 21h, eu e alguns colegas tivemos a oportunidade de descontrair e voltar a ser criança. Não sei há quanto tempo não me dava o direito de fazer o que fizemos: andar no barco viking e guiar um carrinho de choque, no parque de diversões. A ‘jornada’ rendeu muitas risadas e algumas dores nas costas.
Belíssima notícia para Venâncio
Uma grande notícia para Venâncio Aires foi divulgada ontem pela secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza. A Defesa Civil Nacional aprovou 309 unidades habitacionais para famílias que tiveram suas residências destruídas ou interditadas permanentemente em decorrência da enchente de maio. De acordo com as informações repassadas pela titular da pasta, a aquisição dos imóveis ocorrerá por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, na modalidade Compra Assistida, da Caixa Econômica Federal (CEF). A matéria completa, com todos esclarecimentos, pode ser conferida na página 3 desta edição.
RGE não sai da pauta da Câmara
Os serviços prestados pela concessionária de energia elétrica RGE voltou a ser pauta na sessão da Câmara da noite de ontem. Foi aprovada a moção número 099, do vereador Gilberto dos Santos (MDB), pedindo melhorias em redes eletricas, especialmente de localidades do interior, que registram quedas frequentes. O proponente da moção ganhou o apoio dos colegas e disse que, em determinada ocasião, esteve na RGE, presencialmente, para pedir providências, e teria sido informado que “vereador não pode pedir melhoria, tem que ser o próprio cliente”.
Piazito e Kelen: reconhecimento
Também na sessão do Poder Legislativo de ontem à noite, foi aprovada a moção número 100, de autoria do vereador Tiago Quintana (PDT) e que homenageia o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição, que recentemente conquistou feito inédito para Venâncio Aires, ao ficar com o terceiro lugar na modalidade danças tradicionais força B do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), evento realizado em Santa Cruz do Sul.
Além de propor o aplauso à entidade, Quintana anunciou emenda de R$ 20 mil para o Piazito no orçamento de 2025. Sandra Wagner (PSB) e Benildo Soares (Republicanos) foram os outros dois vereadores que prometeram recursos ao DTG. Por falar em conquista no Enart, já tramita na Casa do Povo uma moção de aplauso, também do pedetista Tiago Quintana, para Kelen Dewes, integrante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, que ficou com o segundo lugar na categoria causo na competição deste ano.
Rapidinhas
Foi lido durante o expediente da sessão da Câmara de Vereadores de ontem o projeto de lei que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Venâncio Aires para o ano de 2025. A matéria segue trâmite na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e a votação deve ocorrer, provavelmente, na reunião do dia 16 de dezembro.
O expediente em turno único da Câmara de Vereadores, que iniciou no dia 1º de novembro, encerra em 31 de dezembro. Neste período, o horário de atendimento é das 7h30min às 13h30min, de terça a sexta, e das 13h às 19h, na segunda, dia das sessões. A última sessão da Câmara ocorre em 19 de dezembro. O dia 20 de dezembro marca o fim dos trabalhos legislativos de 2024 e, no dia 21, inicia o recesso.