Há muito tempo um episódio político não repercutia tanto quanto o bate-boca entre os vereadores Ezequiel Stahl (PTB) e Gerson Ruppenthal (PDT), ocorrido na sessão da Câmara de segunda-feira, 14. Nas rodas de conversa pela cidade o assunto esteve em pauta e nas publicações em redes sociais também. Embora atritos como este ocorram de vez em quando, ainda há muita gente que não está acostumada e, por óbvio, manifesta repúdio. Vereadores não envolvidos na situação, nos bastidores, comentam sobre a ‘mancha’ na imagem do Legislativo. Não sei se os protagonistas vão levar adiante a mágoa, mas quero acreditar que ambos, em algum momento, mostrarão disposição para ceder, se desculpar e colocar uma pedra na questão. Só acho. Para termos noção, só aguardando as próximas sessões.
Projeto dos hidrantes
A vereadora Sandra Wagner (PSB) e o suplente Claudio Weschenfelder (PDT) seguem mobilizados em relação ao projeto de lei do deputado estadual Airton Lima (Podemos), que eleva de 750 metros quadrados para 1,5 mil metros quadrados a área de espaços comunitários para obrigatoriedade de instalação de hidrantes. Uma moção de Sandra foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara de segunda-feira, 14. Weschenfelder, que é líder na Associação Esportiva São Pedro (Assespe), de Linha Grão-Pará, e sabe das dificuldades para implementação do que atualmente está determinado no Plano de Prevenção e Controle de Incêndio (PPCI), está sempre alerta em relação à proposta. O valor para a instalação de um hidrante, de acordo com os dois políticos, pode chegar a R$ 50 mil, o que inviabilizaria muitas comunidades do interior de Venâncio Aires de manterem os espaços em funcionamento.
Rapidinhas
• Recebi ontem uma informação que deve se confirmar nos próximos dias: Silvia Schirrmann deve anunciar sua pré-candidatura a deputada federal pelo Podemos, partido para o qual se transferiu recentemente. Na última eleição municipal, ela ficou como suplente do PTB e chegou a assumir na Câmara, mas trocou de sigla para acompanhar o ex-vice-prefeito Celso Krämer, que é pré-candidato a deputado estadual pelo Podemos.
• Dos cargos em comissão (CCs) nomeados pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o ‘mais lembrado’ pela oposição é William da Silva, coordenador das capatazias. O fato de ele ter sido ‘importado’ de Mato Leitão, vira e mexe, é levantado na Câmara. Os parlamentares questionam se nenhum servidor de carreira de Venâncio Aires teria condições de assumir a função. Outro dia encontrei o William e ele me disse que não se importa com as ‘cornetas’ e que segue dedicado ao trabalho. Também disse que é leitor assíduo deste espaço.