Minutos antes do início da sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 15, houve bate-boca no Plenário Vicente Schuck. O vereador Eduardo Kappel (PL) tentou pressionar a presidente da Mesa Diretora, Helena da Rosa (MDB), para que colocasse o Projeto de Lei Complementar (PLC) número 005/2020 – de autoria do Executivo e que traz medida para viabilizar a antecipação das férias dos profissionais da educação infantil – em votação. A comandante do Legislativo disse que não seria possível analisar a proposição, pois ela ainda precisava de pareceres do jurídico e das comissões. Foi quando Kappel atacou Helena, dizendo que ela era contra a educação e que trabalha para prejudicar a Administração. O vereador Tiago Quintana (PDT) entrou em cena e afirmou que não é preciso a oposição atrapalhar o governo, “porque isso tu (Eduardo Kappel) já faz sozinho”. No fim da sessão, Helena disse que Kappel baixa o nível sempre que sua vontade não é feita. “Ele pensa que manda na Câmara, mas se esquece que não é mais o presidente”, alfinetou ela. Durante a discussão, Kappel inclusive levantou suspeitas sobre o patrimônio de Helena, declarando que ela é professora e que sua renda não permitiria ter “dez apartamentos em Camboriú”. Em resposta, a emedebista disse que usufrui de um apartamento na cidade catarinense, que é e propriedade do marido, o ex-prefeito Almedo Dettenborn.
ESPORTE VEM COM FORÇA
Durante a sessão da Câmara de segunda-feira, 15, me assopraram dois nomes que devem aparecer como opções para a vereança nas eleições municipais deste ano. Ari Weber, morador do bairro São Francisco Xavier, ligado à Taça da Amizade de Bocha (Tabocha) e ao Palmeiras, de Linha Arroio Grande, está filiado ao MDB. Já Ricardo Maggione, morador de Linha Campo Grande e atleta e treinador do 20 de Setembro, de Linha Cerro dos Bois, foi para as fileiras do PTB. Aumentam a cada dia os pré-candidatos ligados ao esporte. O PDT, por exemplo, filiou Oneide Dallafávera, ex-atleta do Guarani, presidente da Taça da Amizade e árbitro, e Cláudio Weschenfelder, presidente da Associação Esportiva São Pedro (Assespe), de Linha Grão-Pará, que por três anos consecutivos foi eleito dirigente destaque do Regional da Aslivata.
NOTA DE R$ 8,5 MIL
Vereador Nelsoir Battisti (PSD) levou para a tribuna da Câmara uma nota de R$ 8,5 mil paga pela Prefeitura no dia 22 de maio, referente a espetáculo teatral alusivo à Pascoa. Ele criticou a despesa e questionou a data de pagamento.