Como já era esperado, Benildo Soares (Republicanos), foi eleito ontem para presidir a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 2022. Ele encabeça a única chapa inscrita para o processo sucessório e teve a aprovação de todos os colegas, inclusive os de oposição. Além de Benildo, a Mesa Diretora para o ano que vem tem ainda Gerson Ruppenthal (PDT, vice-presidente), César Garcia (PDT, primeiro secretário) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB, segundo secretário). A confirmação do vereador do Republicanos na presidência da Casa do Povo consolida o cumprimento da metade do acordo firmado entre os parlamentares de situação. Ainda faltam os nomes dos comandantes para 2022 e 2023. Pelo que se sabe, o PDT teria direito a mais um ano, mas também podem aparecer Nelsoir Battisti (PSD) e Claidir Kerkhoff Trindade (PSL). Isso se eles deixarem as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Habitação e Desenvolvimento Social, respectivamente. Tem matéria completa sobre a eleição na página 13 desta edição.

Quintana secretário

Tiago Quintana (PDT) está mesmo de saída da Câmara de Vereadores. Ele aceitou o convite do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para assumir a Secretaria de Saúde e deve ser nomeado no dia 3 de dezembro. Nem o vereador, nem o prefeito confirmam que a pasta é a Saúde, mas nos bastidores da Câmara e da Prefeitura, isso não é mais novidade para ninguém. Para a vaga do pedetista, o partido chamou a segunda suplente, Ana Cláudia do Amaral Teixeira. A primeira suplente, Luciana Scheibler, já está no Legislativo, no lugar de Sid Ferreira, que foi para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). Claudio Weschenfelder, terceiro suplente da sigla, também deve ganhar nova oportunidade na Casa do Povo. Ele, que já assumiu por dois meses recentemente, pode aparecer pelo período de meio ano, provavelmente na cadeira de Ana Cláudia, que ficaria na Câmara durante o primeiro semestre. Tem matéria completa sobre o assunto na página 12 desta edição.

Jogo festivo

O combinado da Folha do Mate e Terra FM superou o Time do Prefeito, no domingo, 19, por 3 a 0, em jogo festivo disputado no campo da Assespe. Marcaram para a equipe vencedora Epifânio, Theo e Gabriel. Foi a primeira derrota da equipe de Jarbas da Rosa, que já disputou três jogos desde que foi oficialmente montada. Tem ainda um empate e uma derrota. No outro confronto disputado neste fim de ano, Folha e Terra ficaram no 2 a 2 com a Família Theisen. Por enquanto, ainda lesionado, estou ‘atacando’ de treinador.