Ganha força, nos bastidores da política, a possibilidade de um bloqueio na RSC-287, perto de algum dos pontos de desvios da rodovia. A demora para o início das obras e a dificuldade de comunicação com a Rota de Santa Maria acabou com a paciência dos venâncio-airenses, que estão dispostos a qualquer tipo de movimento para elevar a pressão sobre a concessionária. A morte de Cristiano Crippa Vogt, de 45 anos — motociclista que sofreu um acidente no trecho dos desvios, no último sábado, 4 —, reacendeu a discussão, já que todas as pessoas que batiam na tecla da necessidade urgente de medidas de segurança alertavam para uma tragédia iminente e que, infelizmente, aconteceu. O que ouvi durante a semana foi que, caso não haja nenhuma novidade em relação ao pleito, o bloqueio pode ser realizado em breve.
Gilberto sobre a Sanga das Mulas
Gilberto dos Santos (MDB) antecipou que, para o ano que vem, destinará parte do valor de suas emendas impositivas para a compra de “três jogos de bueiros” para resolver problemas relacionados à Sanga das Mulas, que corta, inclusive, a RSC-287. O parlamentar quer ajudar no sentido de evitar o transbordamento do curso d’água em épocas de chuvas de elevado volume ou prolongadas. “Se chove 50 milímetros, a água já tranca tudo e começa a gerar prejuízos em propriedades e nas estradas da região”, justificou. O parlamentar lamentou o fato de não ter demandas suas atendidas pela Administração. “Fui o mais votado no Barro Branco, mas também sou o mais cobrado”, disse ele, que na segunda-feira, 6, fez uma visita ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT), para falar sobre o assunto.
Stahl, Landim e os investimentos
“O Landim [Ricardo, do MDB, atual secretário de Desenvolvimento Rural] é meu amigo, mas, quando eu digo que ele não sabe a diferença de um pé de fumo e um pé de milho, ele fica bravo.” A manifestação do vereador Ezequiel Stahl (PL) foi feita no contexto de uma queixa referente à forma como a comunicação da Prefeitura divulgou material com investimentos de R$ 40 milhões, com foco no setor avícola. “Isso é tudo financiamento dos produtores. O apoio do Município se restringe a 200 horas-máquina e 80 cargas de material. A verdade neste governo é relativa”, disparou ele.
Rapidinhas
“É até engraçado ouvir que a vereadora está preocupada com o orçamento da Prefeitura, porque com o da Câmara ela não está. É a campeã de diárias no Legislativo.” A manifestação é do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), em ataque à colega Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), que justificou voto contrário ao projeto das câmeras corporais para agentes de fiscalização, salientando os custos que teria para o Executivo com instalação e manutenção dos equipamentos. Muchila é o autor da proposta, que foi reprovada por 8 a 7 na segunda-feira, 6.
Por falar em Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), não caiu bem uma manifestação dele no contexto de um comentário sobre o investimento que o Município pretende fazer — R$ 1,8 milhão — para controle da frota. “Acham que o povo é bobo. E acho até que é mesmo, porque cai em cada engodo que vou te contar”, afirmou o parlamentar. Quem estava no Plenário Vicente Schuck, na segunda-feira, 6, acompanhando a sessão do Poder Legislativo, ficou se olhando, com a certeza de que a repercussão seria ruim.
Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) afirmou, na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 6, que denúncias têm sido recebidas pela Ouvidoria da Prefeitura, no sentido de que famílias contempladas com unidades habitacionais não atenderiam aos critérios para serem beneficiadas. Ela disse que, mesmo que o Município tenha divulgado uma lista com os nomes de quem ficará com as moradias, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social trabalha para confirmar as informações e, caso haja alguma inconsistência, a relação das famílias pode mudar.
A Câmara de Vereadores emitiu nota oficial, nessa sexta-feira, 10, afirmando que repudia qualquer forma de assédio, discriminação ou violência, e que eventuais denúncias devem ser feitas por meio da Ouvidoria da Casa do Povo. O que motivou a manifestação foram informações sobre suposto ato de importunação sexual de um vereador. Vem bomba aí.