Vice-líder do governo na Câmara, em Brasília, o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) passou por Venâncio Aires no sábado, 27. Veio conversar com os integrantes do partido na Capital do Chimarrão e, embora o presidente Cesar Schumacher, tenha tentado ser cauteloso sobre uma candidatura da legenda à Prefeitura, em 2024, o parlamentar cravou: “Vai ter, sim”. Bohn Gass, Schumacher e outros petistas visitaram a sede da Folha do Mate e Rádio Terra FM e falaram sobre o cenário político nas três esferas. Eles concordaram que o momento é oportuno para que o PT volte a ser protagonista, pois saiu revigorado da eleição para a presidência, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em Venâncio Aires, além da candidatura majoritária, a sigla pretende montar uma nominata forte para voltar a ter vereadores eleitos, o que não acontece há duas eleições consecutivas. Em razão disso, o partido quer colocar novos nomes à disposição do eleitorado, mas não vai abrir mão de políticos experientes, que possam se destacar como puxadores de votos. Bohn Gass ainda comentou sobre as prioridades do Governo Federal, que segundo ele vai chegar, em quatro anos, à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; potencializar a pauta ambiental, com destaque para a preservação e reservação de água; e dar atenção prioritária à saúde, na tentativa de ajudar no reequilíbrio dos hospitais.

Comunidades sempre dão show

As comunidades do interior de Venâncio Aires são demais. Todas dão show nas festas anuais, cada uma do seu jeito e com suas características. Domingo, 28, foi a vez da Comunidade Católica Santa Catarina, de Linha Brasil, receber visitantes, em parceria com a Haas Madeiras, que está instalada em Linha Brasil e, em 2023, completa 50 anos de história. Ambiente agradável, música boa e comida melhor ainda. Que baita recepção! Parabéns à direção da Haas, nas pessoas do Junior e do seu José, e à comunidade, citando aqui o presidente, Hélio Bartelmebs. Teve até ‘milagre’ no almoço: a minha pequena, a Lívia, que não come carne de jeito nenhum, não queria ir embora depois que provou o churrasco.

Rapidinhas

Mesmo quem era a favor do feriado no dia 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, deixou claro que prefere que o assunto não seja mais levantado. No entanto, o proponente do projeto, vereador Benildo Soares (Republicanos), não parece muito disposto a deixar o assunto cair no esquecimento. No mesmo dia em que retirou a proposta da pauta, disse nos bastidores que já tinha até interessados em bancar uma pesquisa sobre o tema. Aliás, teve de tudo naquela oportunidade. Soares saiu oferecendo seu voto para presidente, em 2024, aos colegas que votariam contra a iniciativa.

Eligio Weschenfelder, o Muchila, e Sandra Wagner, vereadores do PSB, vão proporcionar mais um mês de experiência no Legislativo para um suplente do partido. O contemplado da vez é Paulinho Tirelli, segundo suplente da legenda na eleição de 2020. Ele fez 439 votos e foi o quarto mais lembrado do PSB, atrás de Jairo Bencke (493), Muchila (511) e Sandra (751). Certamente, os desafetos de Muchila vão aproveitar para lembrar que o vereador já se manifestou contra o rodízio e costume rebaixar os suplentes.

Outro que vai se licenciar, mas apenas por uma semana, é vereador André Kaufmann (PTB). Ele disse que não sabe se mais algum petebista vai aproveitar para aumentar o tempo do suplente que terá oportunidade na Câmara. Alberto Sausen deve ser convocado para assumir entre 1º e 6 de junho.