Representantes de Venâncio Aires estão em Brasília, desde terça-feira, 24, onde buscam emendas parlamentares para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O presidente Marcelo Farinon e o administrador da instituição, Luís Fernando Siqueira, têm como companhia o secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT). Eles chegar à Capital do Chimarrão hoje à noite, depois de visitarem vários políticos e ministérios federais.

Até ontem, já haviam sido recebidos nos gabinetes dos deputados federais Luiz Carlos Busato (União Brasil), Mauricio Marcon (Podemos), Heitor Schuch (PSB), Elvino Bohn Gass (PT), Marcelo Moraes (PL), Daiana Santos (PCdoB), Giovani Cherini (PL), Lucas Redecker (PSDB), Daniel Trzeciak (PSDB), Delegado Zucco (Republicanos), Osmar Terra (MDB) e Marcel Van Hatten (Novo), além do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas).

Conforme o secretário de Saúde, a expectativa, com a prospecção que está sendo feita agora, é de pelo menos dobrar o valor referente a emendas parlamentares recebido em 2023, que foi de R$ 1,6 milhão. “A gente não faz pedidos de valores específicos. Solicitamos a todos que nos auxiliem e cada um determina o que pode fazer por Venâncio Aires e pelo nosso hospital”, disse Quintana, acrescentando que o momento é de se candidatar aos valores, pois a destinação do dinheiro deve ser definida em breve.

Surpresa: Gilmar Mohr é do PDT

Na terça-feira, 24, o técnico do Fluminense, de Mato Leitão, Gilmar Mohr, esteve na sede da Folha do Mate e Rádio Terra FM 105.1 para entrevista no programa Terra Esportes. Nos encontramos no saguão e conversamos alguns minutos, enquanto ele aguardava para entrar no estúdio. Para minha surpresa, Mohr, que foi assessor administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Rural durante o governo de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (na época PTB e hoje no Podemos), é filiado ao PDT.

“É a minha única filiação, desde que faço parte da política”, comentou ele, que chegou a assumir a pasta quando o titular da época, hoje vereador eleito André Kaufmann (PTB), se desligou da função para concorrer em 2020. Mohr tem sido procurado, principalmente, por PSB e Podemos para disputar a eleição à Câmara no ano que vem, mas ainda não está convicto de que deve concorrer ao Legislativo. Talvez a informação que me surpreendeu possa surpreender mais gente e mudar a decisão dele. Teria força para brigar por vaga entre os pedetistas?

Rapidinhas

• Na terça-feira, 24, escrevi aqui que o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), criticou o fato de a Administração ter pintado patinhas em faixas de segurança na região central, na contramão do que afirmou o engenheiro de tráfego Rui Pires, profissional contratado pela Prefeitura e que informou que a iniciativa não era permitida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Muchila classificou o episódio como “falcatrua” e ainda insinuou que há coisas “acontecendo nos bastidores que não vêm a público”.

• A direção do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) que funciona junto à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), realiza hoje, a partir das 8h30min, na Câmara de Vereadores, evento denominado de ‘Princípios pedagógicos através da justiça restaurativa e mediação de conflitos’. Serão seis palestrantes, com temas variados. Diretora do Neeja, a professora Mariela de Borba estende o convite à comunidade.

• Diego Wolchick (PTB) pediu que o Destaque Esportivo considere também os bochófilos em suas premiações. Ouvi que são as entidades e praticantes que precisam fazer as indicações. Ninguém está impedido de participar do evento.