Venâncio Aires - Presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 2026, Nelsoir Battisti (PSD) já começou inovando. Conforme apurado pela coluna, pela primeira vez na história do Poder Legislativo, parlamentares, assessores e comunidade iniciarão o ano sabendo tudo o que vai acontecer na Casa do Povo durante o ano. Tudo e quando. Isso mesmo. O presidente está finalizando um Projeto de Resolução que será apresentado, provavelmente, na semana que vem, no qual constam as datas das sessões ordinárias, pontos facultativos, feriados e sessões solenes.
Segundo Battisti, o calendário está sendo elaborado para que tanto vereadores e servidores da Câmara, quanto a comunidade possam se organizar para acompanhar os trabalhos legislativos. Ele quer que as reuniões tenham boa presença de público não apenas quando assuntos polêmicos são tratados, mas em todos os encontros. E, por falar em sessão, tudo indica que teremos uma extraordinária na semana que vem. Deve ser convocada para quarta-feira, dia 14, às 18h, pois será preciso apreciar o projeto de revisão do funcionalismo municipal, em virtude do fechamento do índice que serve como base para o reajuste anual da categoria.
Queixas contra Corsan decolam
O que o pessoal me manda de mensagens para reclamar do estado que ficam as ruas de Venâncio Aires após as intervenções das empresas terceirizadas pela Corsan é incrível. Todo dia chegam queixas de amigos e leitores, que pedem para que eu toque no assunto aqui na coluna. Já escrevi sobre o tema diversas vezes e o Grupo Folha do Mate também já veiculou um sem número de matérias – seja na Rádio Terra FM ou no jornal impresso -, mas o volume de reclamações não cai de jeito nenhum.
Moradores de vias onde já foram feitos os trabalhos da rede de esgotamento sanitário relatam transtornos que não acabam mais: desde barro e sujeira em dias de chuva até problemas relacionados aos veículos, que muitos vezes deixa prejuízos por conta das quedas em buracos que ficam pelo caminho. A Prefeitura notificou a Corsan, mas na prática nada mudou. Pelo jeito, o Ministério Público vai ter que entrar na parada, pois, ao que tudo indica, a Corsan e terceirizadas não estão nem aí para o Município. Esgoto tratado é saúde, mas para construir não é necessário destruir. Não tanto como estamos nos acostumando a ver.
Pitbulls dilaceram mãos de idoso
Mais um caso envolvendo cães da raça pitbull foi registrado em Venâncio Aires. Na terça-feira, 6, por volta das 19h, um idoso se dirigia a um estabelecimento comercial na localidade de Linha Tatu, no interior do município, quando foi atacado por dois cachorros. Foram graves os ferimentos nos braços e mãos. Nas ‘costas’ das duas mãos, aliás, é possível, facilmente, mesmo para leigos, constatar dilacerações. É preciso ser ‘forte’ para ver as imagens feitas por familiares da vítima logo depois do ataque dos animais. Essa é outra situação que parece não ter solução na Capital Nacional do Chimarrão. Que Deus proteja e evite mortes, porque não se vê, na prática, atuação enérgica no sentido de coibir os perigos.
Rapidinhas
- Está confirmada para o dia 2 de fevereiro, às 18h, a primeira sessão ordinária do ano da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Ela marcaria a retomada dos trabalhos legislativos em 2026, mas como o presidente Nelsoir Battisti (PSD) deve convocar uma extraordinária para a próxima quarta-feira, 14, as atividades parlamentares começam antes do previsto inicialmente.
- Além da nova Mesa Diretora, formada pelo presidente Nelsoir Battisti (PSD), vice Gilberto dos Santos (MDB), primeira secretária Alessandra Ludwig (PDT) e segundo secretário Alberto Sausen (Podemos), estará no Poder Legislativo o primeiro suplente do Republicanos, André Puthin, que assumirá a vaga de Claidir Kerkhoff Trindade, única eleita do partido e que já trabalha no comando da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Márcio Dedé e Luciano da Silva, também suplentes do Republicanos, devem ter oportunidade no Legislativo durante o ano de 2026.
- Comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária da Brigada Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, capitão Vinícius de Azevedo Massulo, falou sobre acidentes na região ontem, no Terra em Uma Hora. Matéria completa será publicada na edição de sábado, 10.