A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, na tarde de ontem, por unanimidade, durante a sessão semanal, relatório do Tribunal de Contas que recomendava a aprovação, com ressalvas, das contas de Giovane Wickert (PSB) referente ao exercício de 2020. Wickert foi ao Legislativo e ocupou a tribuna para dizer que “os apontamentos foram técnicos, sem qualquer denúncia”. Também afirmou que as situações mencionadas pelo colegiado foram alvos de providências imediatas. “Tivemos apontamentos nas formalidades, com rápidas respostas”, declarou. Wickert também lembrou das dificuldades enfrentadas naquele ano, como crise econômica, estiagem, enchente e pandemia.
Busca de impressões em consulta
Pré-candidato a prefeito pelo PSB e ainda sem vice definido para a chapa, Giovane Wickert está colhendo informações dos eleitores venâncio-airenses pelo WhatsApp. No fim de semana, ele ‘disparou’ uma consulta para saber quais as áreas que causam mais insatisfação na comunidade. Na enquete, Wickert pede sugestões para melhoria dos problemas apontados, idade, bairro e contato da pessoa que participa da consulta. A pesquisa servirá como suporte para a elaboração do Plano de Governo. E, em seguida, deve ser lançada outra consulta, desta vez com os nomes dos possíveis pré-candidatos a vice na chapa majoritária.
Grupo de Whats ‘pegando fogo’
Grupo de WhatsApp da Câmara de Venâncio Aires, do qual fazem parte os vereadores, assessores e alguns ocupantes de cargos em comissão (CCs), está ‘pegando’ fogo. O embate mais recente envolve Gerson Ruppenthal (PDT) e Benildo Soares (Republicanos). Começou pela discussão do horário alternativo das sessões – que estão sendo realizadas às 16h, no Plenarinho João Jorge Hinterholz, até que o Plenário Vicente Schuck seja revitalizado – e acabou com intensa troca de farpas. O bate-boca virtual respingou até em quem quis ajudar a acalmar os ânimos. Pior é que a tendência é que o clima esquente ainda mais com a proximidade da eleição. O pessoal vai precisar de uma água de melissa, suco de maracujá ou calmante, porque se a discussão ocorrida no WhtasApp fosse presencial, o risco de vias de fato era gigantesco.
Jaqueline amplia laços políticos
Pré-candidata a vereadora pelo PT, a produtora cultural Jaqueline Gonçalves não fica parada um minuto sequer. Está ampliando laços políticos e, no sábado, 15, ela foi uma das anfitriãs do partido na visita da deputada estadual Laura Sito (PT). Jaqueline, que ao lado do ator e diretor Sérgio Rosa percorre o Rio Grande do Sul com espetáculos teatrais, já conseguiu intermediar emenda para Venâncio Aires junto à deputada federal Reginete Bispo (PT). Ela já ocupou cargo em comissão (CC) na Câmara e, agora, quer retornar como vereadora. É uma das apostas do PT local para voltar a ter representantes no Legislativo.
Rapidinhas
O aniversário de 10 anos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio Aires foi lembrado ontem, na sessão da Câmara. Uma moção de aplauso do vereador Tiago Quintana (PDT) foi aprovada por unanimidade.
A influencer, modelo e dentista venâncio-airense Marina Sbruzzi, filha do atual secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge Sbruzzi, foi reconhecida pelos parlamentares pela arrecadação de doações para serem destinadas às famílias atingidas pelas enchentes do rio Taquari e do arroio Castelhano. A iniciativa foi do vereador Sid Ferreira (PDT).
Também pedetista, Gerson Ruppenthal teve uma moção de sua autoria, que homenageia o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben pela passagem dos 40 anos de atividades, aprovada por unanimidade.
Na sessão de ontem, foi aprovado o projeto que prevê contratação temporária de quatro cuidadores de idosos que vão atuar no Centro Dia – popularmente chamado de Creche do Idoso -, que será inaugurado dia 29 de junho.