O suplente de vereador Arnildo Camara, que atualmente responde pela assessoria do deputado federal Marcelo Moraes (PTB) nos vales do Taquari e Rio Pardo, foi nomeado presidente da comissão provisória do PTB de Venâncio Aires. Alberto Sausen – outro suplente, mas que no momento está na Câmara, na vaga de Ezequiel Stahl, que se licenciou para participar de curso de formação de agente penitenciário – é o vice-presidente. O partido estava sem comando oficial desde que o vereador Renato Gollmann renunciou à presidência. Antes dele, o ‘cabeça’ da sigla era o ex-vice-prefeito Celso Krämer, que já está filiado ao Podemos.

Bancos na UPA e na Secretaria de Saúde

André Puthin (MDB), que retornou ao Legislativo na sessão de segunda-feira, 6, depois de ter cedido espaço para o suplente Nilson Lehmen (MDB), anunciou que o Rotary vai fazer a doação de bancos para serem disponibilizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro, e em frente à Secretaria de Saúde, no Centro. Segundo o parlamentar, as pessoas têm que sentar nos cordões das calçadas por falta de opção. Ele mesmo presenciou a cena – e também sentou no meio-fio – quando acompanhou um familiar em atendimento na UPA.

Wickert reúne apoiadores no Piquete Machry

O secretário estadual interino de Obras e Habitação, Giovane Wickert (PSB), reuniu cerca de 300 pessoas, na noite de quinta-feira, 9, no Piquete Machry, em Linha Grão-Pará. De acordo com o ex-prefeito de Venâncio Aires, o evento teve como finalidade a comemoração do período pós-pandemia, já que os números relacionados à Covid-19 estão em baixa e permitem este tipo de festividade. “Foi também uma oportunidade para rever amigos, nesta véspera de Natal e fim de ano, e de celebrar a minha maioridade na política, pois completei 21 anos de vida pública”, comentou. Já em preparação para 2022, Wickert aproveitou para mobilizar simpatizantes e apoiadores, visto que é pré-candidato a deputado estadual. “Queria muito agradecer as pessoas que fizeram parte da minha caminhada até aqui e reafirmar os nossos laços para o futuro”, concluiu.

Sindicato dos Servidores em Mato Leitão

Ocorre na manhã deste sábado, 11, assembleia para discutir a possibilidade da criação, em Mato Leitão, de uma extensão de base do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires. O encontro, que será realizado na Seubv, tem início previsto para as 9h. Estão convidados para a agenda todos os servidores municipais da Cidade das Orquídeas. A assembleia foi convocada por uma comissão, com edital assinado por Luís Fernando Ferreira.

Playgrounds nas duas praças centrais

O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), entrou em contato com a coluna para afirmar que ele e o colega César Garcia (PDT) irão destinar emendas impositivas no orçamento de 2022 para a compra de estruturas modulares e playgrounds para as praças Coronel Thomaz Pereira e Henrique Bender. “Serão tipo as que foram instaladas no Parque do Chimarrão”, explicou. Na sessão do Legislativo de segunda-feira, 6, alguns vereadores alertaram sobre a depreciação dos brinquedos da Praça Evangélica, especialmente.

Muchila diz que secretaria é “inoperante”

Os servidores da Secretaria de Cultura e Esportes, bem como o titular da pasta, Émerson Eloi Henrique, estão ‘bem faceiros’ com o vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). Na sessão da Câmara de segunda-feira, 6, o parlamentar sugeriu que o secretário nada fez neste primeiro ano de governo, a não ser “empregar os amigos do rei”. De acordo com ele, a pasta é “inoperante e custa muito dinheiro”. Nos bastidores da política, o que se ouve é que os servidores da Cultura e Esportes são apenas os novos ‘inimigos’ de uma extensa lista que Muchila vem acumulando por conta de seus pronunciamentos ofensivos.

Desempenho de Janete Brandão surpreende

O desempenho da vereadora Janete Brandão (PSD) está surpreendendo os colegas de Câmara. Ela é vista como combativa e dedicada à função parlamentar e disposta a aprender. Recentemente, participou de eventos do PSD Mulher em Brasília e em Porto Alegre, ocasiões nas quais, segundo relatou à coluna, absorveu conhecimento e trocou experiências com outras parlamentares e militantes políticas. “Tem muita coisa que, ao conversar com outras pessoas, a gente nota que pode ser replicada no nosso município”, disse Janete.

Grêmio na segunda divisão do Brasileiro

E o Grêmio, como já era esperado, está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a bola que jogou nas últimas partidas, disputaria lugar na parte de cima da tabela. Agora é ver o que fazer com uma folha de R$ 14 milhões mensais e encarar a Segundona.