Em sessão ordinária realizada na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires apreciou e aprovou seis matérias na Ordem do Dia. Foram cinco projetos do Executivo e um da Mesa Diretora do Legislativo. As propostas trataram do plano de carreira do Magistério; abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação, no valor de R$ 150 mil, para execução da fase 2 do Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro; contratações de um agente de combate a endemias e um monitor de educação básica; pagamento de R$ 2 mil a título de auxílio para despesas de moradia e alimentação a profissionais do Mais Médicos; e adaptações à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Todas as matérias passaram por unanimidade.
Depois da sessão ordinária, os parlamentares seguiram no Plenário Vicente Schuck, para a a sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na ocasião, foram homenageadas 15 mulheres empreendedoras – uma indicação por vereador. As agraciadas pelo Poder Legislativo foram Aline Brenner, Amanda Ferreira, Ana Mara Guimarães, Andrea Freytag, Andriele Bergmann, Carine Daiane da Costa Horn, Carine Ines Eisermann, Cristiane Buzata, Elear Stahl Böhm, Eliana Jacobi Süss, Jerusa Alexandra Fagundes, Jiani Cristina da Costa, Rosana Santos, Úrsula Pilz e Vanusa Marlete da Silveira.
Preocupação com dengue e Covid
Entre um e outro comentário acerca dos projetos votados durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na noite de ontem, os parlamentares destacaram a necessidade de todos os cidadãos aumentarem os cuidados tanto com o Aedes aegypti, vetor da dengue, quanto em relação à Covid-19. Os casos de dengue têm crescido no país inteiro, enquanto que o coronavírus começa a dar sinais de retorno ao nosso convívio. Em Mato Leitão, foram 21 casos de Covid nos últimos dias, o que acendeu alerta. Ontem, em Cachoeira do Sul, uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) foi fechada por tempo indeterminado, umas vez que 11 servidores e duas crianças positivaram para a doença.
“Tá morando numa cidade linda”
O amigo cachoeirense Giuliano Fernandes, também jornalista e que atualmente trabalha como coordenador de eventos da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), passou por Venâncio Aires na sexta-feira, 1º, para participar de curso promovido pela Uvergs na Câmara de Vereadores. Não deu tempo de a gente se encontrar, mas ele me enviou uma mensagem que confirma o que eu penso da Capital do Chimarrão. “Só saímos do evento para almoçar e, pelo pouco que pude ver, tu tá morando numa cidade linda. Assim que der eu volto pra gente dar umas voltas e conhecer um pouco mais”, escreveu. Foi a mesma sensação que tive nas primeiras vezes que cheguei à cidade. É linda mesmo.
Rapidinhas
Vianei Hammes, ex-presidente da Assoeva e atual presidente da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), também gosta de ficar informado sobre a política. Foi o que ele me comentou no sábado, 2, quando nos encontramos na praça de esportes do Flor de Maio, em Linha Travessa, onde foram disputadas as semifinais da Copa IMX Assoeva de Veteranos. Ele disse que é leitor da coluna, por meio da qual se atualiza acerca dos fatos políticos de Venâncio Aires. Agradeço a preferência.
Por falar em Copa IMX Assoeva de Veteranos, pelo que ouço pelos campos, não vai ter vaga suficiente para tanto time que vai querer jogar no ano que vem. As partidas têm sido de alto nível e levam os desportistas em peso para a beira dos gramados. Chama a atenção o elevado número de ex-atletas profissionais atuando pelas equipes do torneio, que será decidido no próximo sábado, 9. Porto Alves, de Agudo, e Botucaraí, de Candelária, disputam a taça. Vai ser um jogaço, sem dúvida. É mais uma competição para valorizar o futebol amador de Venâncio Aires.
Está chegando a hora. A partir de quinta-feira, dia 7 de março, abre o prazo da janela de transferências partidárias, que se estende por 30 dias. A partir desta data, quem vai mudar de ares já pode fazê-lo sem perder o mandato. Cinco movimentações – dos vereadores eleitos pelo PTB – são certas. Mas nada impede que tenhamos surpresas com outros anúncios.