A partir das posses de Jairo Bencke (PSB), Elstor Hackenhaar (PTB) e Valdírio Becker (PTB), serão 16 suplentes a ganharem oportunidade na Câmara de Vereadores em menos de 14 meses da atual legislatura. Bencke e Hackenhaar estão garantidos, e a coluna apurou que Becker também vai assumir por um período, em breve. Quando estes três suplentes tomarem posse, o PTB, maior bancada da Câmara, com cinco eleitos, terá oportunizado experiência a quatro não eleitos. Os outros dois são Alberto Sausen – que está no Legislativo – e Silvia Staub Schirrmann, que já esteve na Casa do Povo. No caso do PSB, que tem duas cadeiras na Câmara, Bencke será o primeiro suplente a ganhar espaço.
O PDT, dono de quatro cadeiras, já abriu vaga para três suplentes: Luciana Scheibler, Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Claudio Weschenfelder. As duas primeiras, aliás, ocupam vagas neste momento na Casa. O MDB, que elegeu só um parlamentar, já abriu espaço para três suplentes: André Puthin (que ocupa a cadeira atualmente), Helena da Rosa e Nilson Lehmem. O PSL conquistou uma cadeira que, desde o início da legislatura, é ocupada pelo suplente Ricardo Landim.
O PSD, que também tem uma vaga, já deu oportunidade para quatro suplentes: Janete Brandão, Alexandre Fernandes, Claudete Cittolin e Paulo Souza. O Republicanos, outro com uma cadeira conquistada, é o único partido que não chamou suplentes. E isso não vai acontecer este ano, já que o vereador eleito da sigla, Benildo Soares, assumiu a presidência da Mesa Diretora do Poder Legislativo.
Jairo Bencke ficará 30 dias na Câmara
Jairo Bancke (PSB) vai ter um tempinho a mais na Câmara de Vereadores. Depois que Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), anunciou que vai ceder espaço de 15 dias para o primeiro suplente da sigla, foi a vez de Sandra Wagner (PSB) confirmar que também abrirá oportunidade. Portanto, Bencke, que fez 493 votos na eleição de 2020 – faltaram 19 votos para que ele conseguisse uma cadeira – permanecerá durante todo o mês de março no Legislativo.
Elstor Hackenhaar também irá assumir
Quem também vai ter oportunidade na Câmara de Vereadores nos próximos dias é Elstor Hakenhaar (PTB). Quarto suplente do partido no pleito de 2020, com 485 votos, ele ficará na Casa do Povo pelo período de 30 dias. O mais provável é que Diego Wolschick e Renato Gollmann abram mão de 15 dias, cada um, para que o colega participe de quatro sessões. O primeiro suplente, Alberto Sausen, já está no Legislativo, na vaga de Ezequiel Stahl, que cumpre curso de admissão à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A segunda suplente, Silvia Staub Schirrmann, ocupa cargo viabilizado por Celso Krämer, no Podemos, e o terceiro suplente, Arnildo Camara, é assessor do deputado federal Marcelo Moraes (PTB) na região dos vales do Rio Pardo e Taquari.
Dziedricki: recursos para Linha Santana
O deputado federal Maurício Dziedricki (PTB, mas com um pé no Podemos) enviou recentemente um documento ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), no qual informa que está disposto a destinar uma emenda impositiva individual de aproximadamente R$ 240 mil para a pavimentação de um trecho em frente à comunidade Santo Antônio, em Linha Santana, no interior da Capital Nacional do Chimarrão. No mesmo ofício, pede que o chefe do Executivo se comprometa a utilizar os recursos para esta finalidade e cita que o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos) e o vereador Renato Gollmann (PTB) foram as pessoas que o contataram em busca de recursos para atendimento desta demanda. O prefeito respondeu positivamente e aguarda a confirmação do dinheiro.
Rapidinhas
• Vereadores de oposição devem pegar pesado contra o projeto de lei que prevê a criação dos cargos de procurador jurídico e analista de informática na Câmara. Eles entendem, especialmente no que se refere ao procurador, que para a vaga de carreira ser criada, um dos cargos em comissão (CCs) de assessor jurídico deve ser extinto. A chapa deve esquentar se a proposta, que é da Mesa Diretora, chegar ao plenário para votação. O presidente Benildo Soares (Republicanos) afirma que o projeto está tramitando porque existe apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o Legislativo tenha um procurador concursado.
• Na quinta-feira, 17, fui à agência do Banco do Brasil, no Centro de Venâncio Aires. Cheguei por volta das 13h10min e saí de lá depois das 14h. Durante quase todo este período, apenas um caixa estava atendendo. O ex-vereador Adelânio Ruppenthal (PSB) é uma das minhas testemunhas, pois também teve que ficar na espera por um bom tempo. Entra ano, sai ano e a maioria dos bancos continua a tratar as pessoas de qualquer jeito. E o cliente que lute!
• Câmara tem agenda lotada na próxima semana. Na segunda-feira, 21, tem sessão ordinária, às 21h. Na quarta-feira, 23, às 14h, tem audiência pública para apresentação do relatório de gestão em saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2021. Na quinta-feira, 24, mais uma sessão ordinária, às 18h (antecipada do dia 28, véspera de Carnaval. E, na sexta-feira, 25, às 14h, será realizada a audiência pública para apresentação das metas fiscais do terceiro quadrimestre.