Denúncias, acusações, muitas provocações e, quase, um palavrão. A sessão de segunda-feira, 1º, da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires teve de tudo. Passou pelas denúncias de André Kaufmann (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), em relação ao secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos (MDB) – de que o titular da pasta não estaria cumprindo horário correto de expediente -; transitou pelas farpas durante a votação do projeto de lei do Executivo que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e de Concessões; e quase acabou em um ‘PQP’ do vereador Renato Gollmann (PTB), que não saiu nos microfones do plenário por um detalhe.

Foi uma das reuniões mais tensas da atual legislatura. Não que seja algo fora do comum, até porque política é assim mesmo, mas a verdade é que toda a vez que o debate ‘descamba’ para o lado da ironia, da tentativa de constrangimento e do uso teatral da figura do vereador, perdem todos. As discussões devem ficar no campo dos argumentos – sejam convergentes ou divergentes -, pois é na Câmara que a vida de cada cidadão é decidida. Ou, no mínimo, o reflexo na vida de cada um, porque lá são apreciados, aprovados ou reprovados os projetos que regem a conduta da sociedade. Vereador tem mesmo que legislar e fiscalizar o Executivo, mas é preciso ter cuidado com os exageros, com os excessos.

Denúncia pra cá, resposta pra lá

Vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), acusou capatazes e cargos em comissão (CCs) de estarem utilizando veículos oficiais para deslocamento ao interior e, mesmo assim, ganhando difícil acesso. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) afirmou que servidores que ocupam estas funções não têm direito ao benefício. Muchila denunciou também que servidores estariam recebendo função gratificada (FG) e horas extras de forma cumulativa, o que é vedado pelo regime jurídico. Jarbas respondeu que a afirmação não é verdadeira e que as horas extras, pagas no mês anterior, estão sendo trocadas pela FG, a contar do mês de agosto.

O prefeito não deixou barato e fez questão de tocar, novamente, no assunto da FG que o vereador recebia até pouco tempo. Ele herdou o benefício da época da Administração de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (ex-PTB e agora no Podemos) e o manteve por estar cedido ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires. Recentemente, Muchila perdeu a FG e estaria tentando reaver valores reatroativos na Justiça.

“Me admira as denúncias virem de um vereador que ficou dois anos ganhando FG sem estar no exercício da função. Isso sim, pra mim, é imoral”, disparou o chefe do Executivo. Muchila é motorista concursado, mas deve seguir cedido ao sindicato. Ele aparece como diretor de patrimônio na chapa de situação, que terá Junior Ronan Hendges para presidente e o atual comandante da categoria, João Batista Gomes, como secretário.

Candidatos esbanjam confiança

A confiança dos candidatos a deputado estadual está nas alturas, e o mesmo acontece com os entusiatas das candidaturas. Quem é Airton Artus (PDT) acredita no aumento da votação, especialmente pelo ‘espraiamento’ no Vale do Rio Pardo, e garantia de uma cadeira na Assembleia Legislativa. Quem é Giovane (PSB) crê que o período em que esteve na Secretaria Estadual de Obras e Habitação assegurou o prestígio necessário para que ele esteja entre os integrantes do Palácio Farroupilha a partir de 2023.

E quem é Celso Krämer (Podemos) garante que ele fará muitos votos fora da Capital Nacional do Chimarrão, pois o ex-vice-prefeito tem ‘caminhado’ lado a lado com o deputado federal Maurício Dziedricki (Podemos), principalmente nos momentos em que o parlamentar destina emendas aos municípios. Já pensaram que maravilha seria se toda esta confiança se confirmasse? Teríamos três representantes de Venâncio Aires na Assembleia. Em relação a Silvia Schirrmann (Podemos), que concorre a deputada federal, todos sabem que a chance é menor. Mas ela também está confiante.

Rapidinhas

• Depois da Escola Mariante, que teve dois prédios interditados, a preocupação agora é com a Escola Monte das Tabocas, que completou 100 anos e precisa de reformas.

• Parabéns ao vereador Ezequiel Stahl (PTB) e à esposa Denise Jantsch, que na terça-feira, dia 2 de agosto, celebraram a chegada da pequena Lauren. Muita saúde para a menina e felicidades para a família na nova etapa.