O primeiro fim de semana de campanha oficial em Venâncio Aires foi extremamente movimentado. Desde a noite de sexta-feira, 16, as atividades foram realizadas com a liderança das quatro chapas que disputam a Prefeitura. Os candidatos à Câmara também se apresentaram à comunidade nos eventos de seus partidos. O domingo, 18, foi marcado por mobilizações na região central, com bandeiraços e ações de adesivação. Assim vai ser durante todo o período em que for possível pedir votos, pois quem está na corrida, seja para o Executivo ou Legislativo, tem que ir em busca de todas as possibilidades para se garantir nos cargos postulados. E, todos sabemos, isso não é uma tarefa fácil.

Tirando o episódio do boneco colocado no trevo de acesso à cidade – nem vou mais entrar no mérito porque todos sabem o que aconteceu e isso é deprimente -, temos um indicativo de que a eleição será pautada em propostas, com os ataques pessoais deixados de lado. É isso que os candidatos têm prometido e, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, terão oportunidade de confirmar. A partir das 20h, Jarbas da Rosa (PDT), Giovane Wickert (PSB), José Cândido Faleiro Neto (PT) e Maciel Marasca (PP) ficarão frente a frente para o debate da Folha do Mate e Terra FM. Que aproveitem o momento e cumpram a primeira promessa que fizeram.

Expectativa em relação ao pleito

Nas minhas andanças por Venâncio Aires, seja nos compromissos profissionais ou de lazer, muitas pessoas têm me perguntado sobre as apostas que eu faria para as eleições majoritária e proporcional. Evito de falar a respeito, até porque entendo a necessidade de manter a imparcialidade e a retidão. Se tenho minhas impressões? É claro, mas só as urnas poderão confirmar ou não o que eu acho que é a tendência. O que posso adiantar é o entendimento de que a Câmara de Vereadores repetirá, pelo menos, a renovação da última eleição, quando um terço do Legislativo mudou. É uma observação que fica até facilitada pelo fato de que dois dos atuais parlamentares não tentarão se reeleger: André Kaufmann (PSDB) e César Garcia (PDT). Aguardemos para ver se o pensamento médio do eleitor da Capital do Chimarrão é parecido com o meu.

Câmara aprova contas de 2021

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, na sessão de ontem à noite, por unanimidade, as contas do exercício de 2021 do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o primeiro ano da atual Administração. Os parlamentares acataram pareceres do Tribunal de Contas e ainda da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) do Poder Legislativo da Capital do Chimarrão, que sugeriam a aprovação, com ressalvas, da execução orçamentária no período. Os órgãos fizeram apontamentos para que o gestor evite a ocorrência de alguns problemas registrados naquele ano. Jarbas esteve na Câmara e falou sobre as dificuldades enfrentadas em 2021, quando a pandemia do novo coronavírus ainda era uma realidade.

Além do Projeto de Decreto Legislativo 017, de autoria da COF e que tratava das contas do primeiro ano de governo de Jarbas, duas moções foram aprovadas por unanimidade. A de número 074, do vereador Renato Gollmann (Podemos), é endereçada ao governador Eduardo Leite (PSDB), para que tome providências em relação a uma casa, que fica no bairro Cidade Alta e é de propriedade do Estado. No local, já foi registrada uma morte e um esfaqueamento, fatos que estão deixando os vizinhos com medo. O líder do governo na Câmara de Vereadores, Gerson Ruppenthal (PDT), afirmou que a Prefeitura já se movimentou no sentido de acionar o Governo do Estado, mas ainda não recebeu qualquer resposta.

Já a moção de número 075, de autoria do vereador Diego Wolschick (PP), apela à concessionária de energia RGE, na pessoa do gerente de negócios Cristiano Guedes, que realize a troca de postes junto às margens da ERS-422, nas localidades de Linha Maria Madalena e Vila Deodoro, na região serrana.

Galo tem atrito com Von Helden

Clécio Espíndola, o Galo (MDB), relatou na tribuna da Câmara, ontem à noite, que teve problemas com o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden (PDT), por conta de um serviço que o titular da pasta teria acertado com o parlamentar e acabou não encaminhando. Segundo Galo, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) teria dito para Von Helden “calar a boca” na oportunidade. Trago mais informações informações, com manifestações dos três, se quiserem, na quinta-feira, 22.