O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) enviou à coluna fotos de trabalhos realizados pela capatazia de Vila Mariante. Segundo ele, são atividades de aterro no ginásio de Picada Mariante, melhorias na estrada de Picada Nova, em frente à Padaria da Patrícia, e recuperação da estrada de Sanga Funda. A manifestação de Jarbas se dá pouco depois de a oposição ter iniciado, na Câmara de Vereadores, uma ‘cruzada’ contra a Administração e, também contra o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos (MDB), que é criticado em todas as sessões.
Embora vários parlamentares façam queixas, o chefe do Executivo ‘mirou’, especialmente, Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). “A informação de que a capatazia de Mariante está fechada mostra, mais uma vez, que o nobre edil está desinformado”, escreveu ele, em referência à insistência de Muchila de que a capatazia tem ficado fechada e deixado de atender solicitações de moradores das regiões abrangidas por ela.
Enquanto isso, Gilberto dos Santos parece, realmente, não se importar com os frequentes ataques dos oposicionistas. Ele já foi acusado de trabalhar na propriedade particular em horário de expediente da pasta, de não bater ponto – o que não é uma obrigação para os integrantes do primeiro escalão – e de atender somente as demandas de amigos e simpatizantes da atual Administração. Se nota claramente a tentativa de desestabilizar o secretário, mas, se ele está acuado, não deixou transparecer. E a pressão tem sido constante, sessão após sessão.

Fim de semana triste em Venâncio

Duas mortes em decorrência de atropelamentos foram registradas no fim de semana. Uma idosa de 73 anos, que havia sido atingida na sexta-feira, 18, na esquina da rua Armando Ruschel e avenida Ruperti Filho, faleceu domingo, 20, à tarde, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). No sábado, 19, foi registrado o óbito de uma criança de apenas 3 anos de idade, em Linha Barbosa, interior de Venâncio Aires. Quanta tristeza para estas famílias, às quais deixo o meu abraço e desejo de muita força para que possam superar os momentos de intensa dor e total incredulidade.

Caravana, Thomas e Escola Odila

Por indicação do vereador Alexandre Fernandes (PSD), a Caravana Luzes de Natal receberá homenagem pelos 10 anos de atuação. Já Thomas Severo será reconhecido no Legislativo pela conquista do título mundial de jiu-jitsu na categoria peso-pena, no World Pro, disputado em Abu Dhabi. A indicação é do vereador Ezequiel Stahl (Mais Brasil). Os alunos da Escola Odila Rosa Scherer serão homenageados pela conquista do vice-campeonato no voleibol infantil dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (Jergs). A solicitação foi feita pela vereadora Claudete da Luz (MDB).

Rapidinhas

• Município está pedindo ao Poder Legislativo autorização para aderir à Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), entidade voltada ao desenvolvimento do turismo regional. O projeto está na Câmara e prevê contribuição mensal. O valor será definido em assembleia.

• Tramitam na Câmara de Vereadores dois projetos do Executivo que autorizam a cobrança de Contribuição de Melhorias em decorrência de obras que valorizam os imóveis localizados nas ruas Henrique Guilherme Uhlmann e Berlim da Cruz. O tema costuma gerar bastante polêmica durante as votações, pois habitualmente os governistas votam a favor e a oposição contra.

• Embora muita gente comente que não está nem aí para a Copa do Mundo do Catar, ouso dizer que é um dos Mundiais mais esperados dos últimos tempos. Pelo que noto, a audiência relacionada à Copa está sendo impulsionada – e muito – pelas casas de apostas. É incrível o número de pessoas que costumam fazer uma ‘fezinha’ e, nesse sentido, o futebol é um prato cheio.

• William Ribeiro, jogador que agrediu o árbitro Rodrigo Crivellaro, em partida da Divisão de Acesso disputada em Venâncio Aires, será julgado por tentativa de homicídio, no dia 25.

• O Coral Vozes do Chimarrão promoverá jantar cultural, em Linha Travessa. O evento será realizado no próximo sábado, 26, às 19h30min, no Salão Gigante.