Por meio do Projeto de Lei número 042, do Legislativo, os parlamentares extinguiram o cargo de motorista na Câmara. A proposição foi aprovada por maioria, com 10 votos favoráveis e quatro contrários, dos vereadores Ezequiel Stahl, André Kaufmann e Renato Gollmann, todos do PTB, e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). A iniciativa foi apresentada pela Mesa Diretora e tem como objetivo evitar que os servidores que exercem o cargo de motorista, na Prefeitura, busquem a esfera judicial na tentativa de equiparar os salários dos dois poderes. A discrepância se deve ao fato de que, em 2019, o então presidente da Casa do Povo, vereador Eduardo Kappel (na época no Progressistas e, atualmente, no PL), liderou um grupo que garantiu suporte para que o salário do motorista fosse elevado. No futuro, quando o motorista da Câmara se aposentar, o cargo deve ser recriado, nos mesmos patamares da Prefeitura.
Sem período das Comunicações, oposição chia
Os vereadores de oposição deixaram o Plenário Vicente Schuck, após a sessão de quinta-feira, 28, ‘fubicas da vida’. Isso porque não houve período das Comunicações, momento em que os parlamentares fazem uso da tribuna. Como iria participar da abertura da Feira do Livro, o presidente Tiago Quintana (PDT) consultou os colegas sobre a realização ou não das Comunicações e, como houve divisão, decidiu colocar o tema em votação. Quatro vereadores do PTB – Ezequiel Stahl, André Kaufmann, Renato Gollmann e Diego Wolschick – e Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB, votaram pela manutenção do espaço, mas os sete votos foram insuficientes. “Vereador é pago para trabalhar, não para ir na Feira do Livro”, reclamou Muchila. Os oposicionistas lembraram ainda que as duas sessões realizadas durante a semana não tiveram Comunicações. Na segunda-feira, 25, o período não foi aberto por conta da participação do secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, no momento da Tribuna Livre. Quintana afirmou que a decisão aconteceu de forma democrática e rebateu Muchila: “Pra ti, só é democracia quando a tua vontade é feita. Colocamos em votação e a maioria decidiu. Isso é democracia”.
Obrigado pela acolhida, amigos de Palanque!
Um espetáculo a recepção dos moradores de Vila Palanque aos profissionais da Folha do Mate e Rádio Terra FM, na manhã de quinta-feira, 28, em mais uma jornada do projeto Visita Premiada. Foi muito legal sair da redação e ir para o interior falar um pouco com leitores e ouvintes. Mais bacana ainda é ver a satisfação das pessoas, que saem logo abrindo as portas de suas casas e oferecendo água, rapadura e por aí vai. Só não rola o chimarrão porque todos ainda mantêm os cuidados relacionados ao coronavírus. Além disso, muito gostoso também descobrir coisas novas, diferentes atividades produtivas e empreendimentos. E o que é o capricho das moradas do nosso interior, hein? Tudo bem organizado, casas impecáveis (algumas mais simples, é claro, mas muito bem cuidadas), hortas lindas e muita vida inteligente. Muito obrigado pela recepção, gente! Em especial, deixo registrado aqui o meu abraço para os amigos Hardi Pedro Stein, Lovane Stein, Noeli Stein, Rubem Stein, Michele Stein, Gleno Konzen, Cleonira Rosa, Ismael Coutinho, Suzane Bergamaschi, Jaime Bergamaschi, Paulo Arenhardt, Hildegard Arenhardt, Bruna Elise Stumm, José Inácio Scherer, Marlene Scherer, Ana Maria de Brito, Inácio Arenhardt e Silma Teresinha Arenhardt. Até a próxima!
Grupo quer redução do número de assessores
Uma nova mobilização pela redução no número de assessores parlamentares na Câmara está em curso. Um grupo intitulado Movimento Patriotas de Venâncio Aires, que simpatiza com a direita, tem marcado presença nas sessões do Legislativo e seus integrantes também costumam fazer postagens frequentes a respeito da política nas redes sociais. O movimento pretende mobilizar outras lideranças para a elaboração de um projeto de iniciativa popular. Cada vereador pode nomear dois assessores e o presidente tem a prerrogativa de chamar um terceiro. Com isso, o número de assessores pode chegar a 31, mas o comandante da Mesa Diretora, Tiago Quintana (PDT), não tem o terceiro assessor nomeado.
Rapidinhas
• Juventude e Bahia neste sábado, 30, no Alfredo Jaconi, em Caxias, e dupla Gre-Nal em campo no domingo, 31. O Tricolor recebe o Palmeiras, às 16h, na Arena, em Porto Alegre. Já o Colorado joga no Morumbi, diante do São Paulo, às 18h15min. É o Campeonato Brasileiro afunilando.
• Neste sábado, 30, vamos conhecer o trio de soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O evento de escolha tem início marcado para as 19h, no Ginásio Poliesportivo, no Parque do Chimarrão. A transmissão da Rádio Terra FM começa às 18h.
• A edição da próxima terça-feira, dia 2 de novembro, virá sem a minha coluna. Nesta sexta-feira, 29, saí em viagem para Canela, para participar do 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil. Depois, vou esticar o feriadão. A publicação retona na quinta-feira, 4.