Com a oficialização da candidatura do ex-prefeito Airton Artus a deputado estadual pelo PDT – em convenção estadual da sigla, realizada no sábado, dia 30 de julho, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre -, a ‘cédula’ de Venâncio Aires para as eleições de 2022 está completa.
A partir do dia 16 deste mês, quando estará aberto o período oficial de campanha, Artus e outros três candidatos locais – Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (Podemos) para estadual e Silvia Schirrmann (Podemos) para federal – vão disputar os votos dos eleitores da Capital do Chimarrão.
Todos eles dependem de uma boa votação de ‘arrancada’, aqui em Venâncio Aires, para que tenham chances de conquistar uma cadeira, seja na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal. Resta saber se o eleitorado local vai ‘abraçar’ a causa, na esperança de eleger pelo menos um representante.
Pracinhas modulares em alta
As pracinhas da região central ficaram lotadas na tarde de domingo, dia 31 de julho. Acredito que já tenha sido assim no sábado, 30, em razão de o sol ter aparecido e garantido uma sensação térmica agradável em Venâncio Aires. Na Praça Coronel Thomaz Pereira, onde estive com a minha família, brinquedos modulares estão no lugar dos equipamentos e tradicionais (com ferro e madeira) e, já na chegada, é possível notar que oferecem muito menos riscos às crianças que fazem uso deles.
Não tem ponta de prego aparecendo, muito menos ‘lasca’ de madeira ou objetos enferrujados que ofereçam perigo à criançada, como se via há algum tempo. O Parque do Chimarrão também ganhou pracinha modular e só vejo os pais elogiarem os materiais. A título de sugestão, em específico para a Coronel Thomaz Pereira: se houvesse mais bancos para acomodar as famílias, seriam ocupados. Fica a dica para os responsáveis pensarem a respeito, pois o calor vem aí e as pracinhas vão bombar.
Sucessão de Gomes no sindicato
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires encaminha a sucessão do presidente João Batista Gomes. Até o dia 19 de agosto está aberto o prazo para inscrições de chapas, que serão divulgadas no dia 24. Segundo apurou a coluna, a situação deve indicar Junior Ronan Hendges para a presidência, com João Batista Gomes de secretário e Elígio Weschenfelder, o Muchila (que é vereador do PSB) de diretor de patrimônio. Estes três cargos são os cedidos para o sindicato. O ocupante da função de vice-presidente cumpre atividades normais na Prefeitura.
Rapidinhas
• Condutores devem ter atenção redobrada nas rodovias da região nos próximos meses. Na RSC-287, as obras já vinham sendo realizadas e, desde ontem, há máquinas trabalhando na RSC-453. Trafegar em baixa velocidade é a dica, tanto para evitar supresas desagradáveis com os buracos, quanto para garantir que os trabalhadores terceirizados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estejam seguros para executar suas funções.
• O administrador do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luís Fernando Siqueira, confirmou que as consultas particulares com pediatras estão retomadas na casa de saúde. Só que, por enquanto, os pais que optarem pelo atendimento terão que desembolsar R$ 300,00. As consultas pela Unimed, para serem disponibilizadas, ainda dependem de tratativas.
• Linha Cecília se transformou no ‘point’ dos políticos no fim de semana. Eles foram conferir as atividades da 43ª Festa Municipal do Colono, na Associação Bom Humor. Daqui em diante, vai ser assim: onde tiver evento, haverá candidatos, em especial os daqui. A campanha estará liberada no dia 16 e, certamente, os ‘forasteiros’ também farão as suas visitas.
• Eduardo Leite (PSDB) desponta para ser o primeiro governador reeleito na história do Rio Grande do Sul. Ele já contava com o apoio do União Brasil e, no fim de semana, garantiu o MDB, que deve indicar Gabriel Souza como vice na chapa. Mas, para concretizar o feito, tudo indica que terá uma batalha árdua, principalmente contra Onyx Lorenzoni (PL). Luis Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT) e Vieira da Cunha (PDT) correm por fora. Ontem, Beto Albuquerque (PSB) anunciou a retirada de sua candidatura ao Palácio Piratini. No entanto, o partido manterá candidatura própria: os escolhidos são Vicente Bogo (governador) e Josi Paz (vice).