Acabou o mistério. Celso Ademir Ferreira (MDB) tomou posse, ontem, como novo secretário de Desenvolvimento Rural. Ele vai preencher a lacuna aberta por Gilberto dos Santos (MDB), que abriu mão do comando da pasta – na qual estava desde o início da atual Administração – para voltar à Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e reassumir a sua cadeira. Quando saiu, Santos argumentou que não estava mais conseguindo conciliar as atividades na sua propriedade e as obrigações como secretário. Nos bastidores da política, contudo, há comentários de que a motivação não teria sido apenas esta. Ele diz que foi só isso.
Voltando ao novo integrante do primeiro escalão, já na sua posse o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) lançou um desafio: quer que ele vá até as casas dos agricultores e “no meio das lavouras” para ouvir demandas e discutir com a Administração formas de atender pedidos e valorizar as famílias rurais. Celso da Via Bike, como é conhecido, já cultivou tabaco e, atualmente, dedica-se ao plantio de milho e à criação de gado. Ele respondia pela capatazia de Vila Arlindo e, agora, como titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, quer se aproximar de órgãos e entidades afins para facilitar a busca de soluções para os problemas dos produtores.
Logo depois de tomar posse e participar da reunião dos secretários com o prefeito Jarbas da Rosa e a vice-prefeita Izaura Landim (MDB), Ferreira participou do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM. Como concorreu para vereador em 2020 – fez 111 votos e ficou com a quinta suplência do MDB -, Ferreira foi perguntado se tentará chegar ao Legislativo em 2024. Disse que está à disposição do partido e que a intenção é buscar uma vaga na Casa do Povo. Para isso, terá que desincompatibilizar em abril do próximo ano. Ou seja, é provável que o Desenvolvimento Rural fique novamente acéfalo em alguns meses.
Confraternização e especulação
O PDT de Venâncio Aires realizou, no sábado, 2, no Piquete Machry, um almoço de fim de ano. Além das lideranças da sigla e simpatizantes, marcaram presença na confraternização vereadores do PSD, União Brasil, MDB e Republicanos, todos da base governista, e Renato Gollmann (PTB), que é da oposição e chamou a atenção de muita gente pela participação no evento. A informação que circula é de que ele está de malas prontas para o Podemos, mas há quem acredite que o destino possa ser outro. Especulação que aumenta com este tipo de aparição pública.
Durante o almoço, o prefeito Jarbas da Rosa fez pronunciamento e afirmou que espera uma “peleia muito difícil em 2024”, mas que está preparado para a eleição, pois segundo ele, “vamos comparar como as coisas estão agora com quem nunca fez nada”. Depois, ainda disse que “quem tem políticas públicas para 100% da população somos nós”. A primeira alfinetada seria para Giovane Wickert (PSB), ex-prefeito e que pode concorrer novamente no ano que vem. Já a segunda teria como alvo a chapa de PL e PP, cada vez mais perto de ser concretizada, com Alexandre Wickert para prefeito e Maciel Marasca para vice. Pela leitura que muitos fizeram, Jarbas insinuou que os ‘novatos’ teriam planos só para a direita.
Rapidinha
Parabéns aos colegas Locimar da Silva, o Loci, e Beatriz Regina Krug Colombelli, a Bea. Ele será homenageado, amanhã, na sessão solene da Câmara de Vereadores, pelos 35 anos de atividades no jornal Folha do Mate, por indicação de Nelsoir Battisti (PSD). Ela, na mesma cerimônia, será reconhecida pelos 20 anos da coluna Cultura Gaúcha, também da Folha do Mate. O proponente é Renato Gollmann (PTB). A sessão começa às 19h.