Valderindo Dirceu Rech, popularmente conhecido como Chico Rech, que recentemente se filiou ao PSC, é a novidade no cenário político de Venâncio Aires para o pleito do dia 2 de outubro deste ano. Na quinta-feira, 31, ele confirmou à coluna que está na lista de pré-candidatos da sigla à Assembleia Legislativa. A avaliação do político e das lideranças regionais do PSC é de que não há pré-candidaturas de direita suficientes ao Palácio Farroupilha. “Se for pela causa, pelo presidente, vou para o sacrifício”, disse. Com isso, sobe para quatro o número de venâncio-airenses em busca de uma cadeira no parlamento estadual. Os outros pré-candidatos são Giovane Wickert (PSB), Airton Artus (PDT) e Celso Krämer (Podemos). Para a Câmara Federal, em Brasília, dois nomes estão em pauta: o da vice-prefeita Izaura Landim (MDB) e de Silvia Schirmann (Podemos). Izaura ainda não se decidiu. Silvia confirmou que vai estar à disposição.

Os ‘arranhões’ da ‘novela’ das diárias

A ‘novela’ dos valores das diárias da Câmara de Vereadores teve desfecho, mas deixou uma série de ‘arranhões’. Ezequiel Stahl (PTB), por exemplo, não gostou nem um pouco do fato de o seu projeto, que previa a revogação do reajuste, ter sido deixado de lado. Ele indagou o presidente Benildo Soares (Republicanos) sobre os motivos pelos quais a proposta, apresentada dois dias antes do Projeto de Resolução 007, da Mesa Diretora – que foi votado e aprovado na sessão de segunda-feira, 28 -, não tinha chegado ao plenário por falta de pareceres do jurídico e comissões, para que pudesse ser levado à apreciação dos parlamentares. Soares afirmou que o projeto teria sido apontado por vício de origem, “pois o senhor não faz parte da Mesa”. No fim das contas, Stahl preferiu deixar pra lá, pois segundo ele, “era a forma mais rápida de limpar esta lambança”.

Elstor Hackenhaar (PTB), que havia votado contra a proposta de revisão dos valores das diárias para R$ 462,00, afirmou que “a sociedade, no geral, está de olho nos políticos e em tudo aquilo que está acontecendo”. Levou uma rebatida do presidente Benildo Soares (Republicanos): “Diz que é contra a diária, mas foi o primeiro a pegar”. O petebista alegou que tinha ido à Expoagro Afubra a pedido de Soares, para representar a Câmara, e não sabia que tinha utilizado diária. “Como não sabia, se autorizei quando recebi um documento assinado pelo senhor, solicitando o valor? Está dizendo que teve assinatura falsificada aqui, então?”, disparou o presidente. Por fim, Hackenhaar, que é vereador suplente, reafirmou que não sabia da diária e garantiu que vai devolver o montante gasto.

Rapidinhas

• Projeto de Lei número 036, do Poder Executivo, que autoriza a alteração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, do Anexo IX da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 e a abertura de crédito especial por superávit financeiro, foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de segunda-feira, 28. É um repasse de R$ 350 mil ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para ampliação do espaço físico destinado aos serviços de nefrologia.

• Grêmio e Ypiranga entram em campo, neste sábado, 2, a partir das 16h30min, para a definição do campeão gaúcho de 2022. O jogo será realizado na Arena, em Porto Alegre, e o Tricolor está em vantagem, pois venceu a primeira partida por 1 a 0, no fim de semana passado, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. O Grêmio tenta o pentacampeonato, enquanto o Ypiranga quer a primeira conquista.

• O Brasil ficou no Grupo G do Mundial do Catar. O sorteio foi realizado nesta sexta-feira, 1º, e colocou Sérvia, Suíça e Camarões no caminho da Seleção, que vai em busca do hexacampeonato. A 22ª edição da Copa do Mundo será disputada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

• Segunda-feira, 4, tem sessão interiorizada da Câmara. Será na comunidade São Judas Tadeu, no bairro Grão-Pará.