Apresidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), tem sido procurada com frequência por outras siglas, especialmente PP e PL, que oficialmente têm Alexandre Wickert (PL) e Maciel Marasca (PP) pré-lançados para a Prefeitura – mas já estaria definida uma inversão, com Marasca sendo candidato a prefeito. Ela já afirmou que pretende permanecer na base do governo e apoiar a tentativa de reeleição de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), no entanto tem ouvido todas as sondagens e propostas.

Há quem diga que, se o Republicanos concordar em deixar o governo para apoiar a chapa de direita na corrida eleitoral, Claidir pode aparecer como candidata a vice. Atualmente, ela está em pré-campanha para tentar se manter no Legislativo. Passado o momento mais crítico das cheias do rio Taquari e do arroio Castelhano, quando se disponibilizou para ajudar nos abrigos, principalmente, ela deu uma repaginada no visual. Mandou até foto para a coluna e brincou que se trata de “uma irmã minha mais nova”.

Eleição está cada vez mais perto

Faltando pouco mais de quatro meses para a eleição de outubro, só mesmo uma surpresa – como seria a debandada do Republicanos – para mudar o cenário da disputa majoritária. O partido é o foco de PP e PL para fortalecer o bloco e chegar com força no pleito. Ainda não saiu o anúncio oficial de que Maciel Marasca (PP) concorrerá a prefeito, o que talvez ocorra somente nas convenções. Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) estão fechados e outros dois pré-candidatos buscam nomes para concorrer a vice: Giovane Wickert (PSB), quer o vereador André Kaufmann (PSDB) ao seu lado, mas ele ainda não se decidiu, e José Cândido Faleiro Neto (PT) deve ter um companheiro de legenda na chapa. Tentou uma aliança com o PSB de Wickert, mas as tratativas acabaram não evoluindo.

Repasse extra de FPM na conta

O Governo Federal irrigou os cofres da Prefeitura de Venâncio Aires com quase R$ 5 milhões nesta sexta-feira, 24. A informação foi enviada à coluna pelo secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen. Ex-prefeito de Taquari e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), ele mantém contato direto com a região e já foi anunciado como secretário-executivo do Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul – número 2 na hierarquia -, que foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva recentemente e será comandado pelo deputado federal Paulo Pimenta, do PT, mesmo partido de Lula e de Maneco Hassen.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), e a secretária da Fazenda, Fabiana Keller, confirmaram a informação e esclareceram que os recursos – exatamente R$ 4.991.369,19 – são referentes ao repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), medida que já havia sido anunciada por Lula como forma de garantir fôlego aos municípios gaúchos, muitos devastados pelas cheias que assolam todo o estado. O valor entra no caixa livre da Prefeitura, ou seja, pode ser utilizado da forma como o chefe do Executivo achar melhor, mas que devem contribuir, neste momento, com ações de reconstrução na Capital do Chimarrão.

Rapidinhas

O deputado estadual Airton Artus (PDT) participou da agenda do governador Eduardo Leite (PSDB), em Estrela, na quinta-feira, 23, ao lado do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), quando Leite confirmou a construção de 40 moradias definitivas na área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires. O parlamentar destacou as presenças de vários secretários de Estado, tanto técnicos quanto partidários, entre eles Carlos Gomes (Republicanos), titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Soube que, no grupo de WhatsApp dos vereadores, um está tirando onda com outros e sugerindo que limpem as gavetas, pois não vão se reeleger. Os ‘apontados’ estão ‘printando’ as mensagens. Pretendem ir à forra em breve.