Os trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires foram retomados, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, quando a presidente da Mesa Diretora, Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil), reuniu os servidores para anunciar a forma como pretende conduzir o Legislativo. Ela disse que o encontro foi de boas-vindas para o ano de 2024, o último da atual legislatura, e também para reforçar a importância de cada servidora na Casa do Povo. “O Poder Legislativo começa por aquela pessoa que faz a limpeza, que serve o café. Não são só os vereadores, são todos vocês, que aqui dentro estão trabalhando, seja como CC ou funcionário de carreira”, declarou.

À coluna, Claidir disse que quer focar na aproximação da Câmara com a comunidade e, na sua opinião, valorizar os servidores é o primeiro passo para que o trabalho seja bem feito. “Estou fazendo isso para que tenhamos um ambiente mais agradável dentro da Câmara no dia a dia”, argumentou, acrescentando que está ansiosa para a primeira sessão do ano, marcada para segunda-feira, 5, no Plenário Vicente Schuck, mesmo local onde foi realizado o encontro com os servidores. “Outros vereadores também já comentaram que não veem a hora de as sessões iniciarem. Quem pensa dessa forma é porque realmente gosta do que faz”, disse.

A presidente afirmou que vai atuar pautada na imparcialidade, sempre seguindo o que determina o Regimento Interno. “Isso é uma regra e, dessa forma, vamos tentar fazer com que os ânimos se acalmem”, comentou, fazendo referência aos episódios registrados no ano passado. Claidir também quer marcar sua passagem pelo comando da Mesa Diretora com o bom atendimento ao cidadão. “A gente está servindo o povo, então, vamos conferir sempre se o cidadão foi bem atendido, se está satisfeito. Eu penso assim, sempre faço o melhor que eu posso, para gerar resultados para a comunidade e não quebrar a confiança”, concluiu.

Rapidinhas

E o assunto do momento nos bastidores da política de Venâncio Aires é a possibilidade de o vereador Ezequiel Stahl (PTB) se filiar ao PSDB e concorrer a vice-prefeito em chapa encabeçada por Giovane Wickert (PSB). Comenta-se de tudo, tanto que Stahl sequer teria sido sondado, quanto que a ida dele para o ninho tucano estaria muito bem encaminhada. O próprio vereador declarou ter sido procurado por integrantes do partido. Embora a chegada dele seja vista como um importante reforço, a ala mais antiga do PSDB não concorda com uma aliança com Wickert.

Em dois meses, inicia o prazo da janela de transferências. Quando ela fechar, teremos um cenário muito claro para a eleição municipal de 2024. Para o pleito majoritário, tudo leva a crer no lançamento de quatro chapas: Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), Alexandre Wickert (PL) e Maciel Marasca (PP), Giovane Wickert (PSB) e vice a ser definido e José Cândido Faleiro Neto (PT) e vice também a ser definido. Como teremos muitas mudanças de partidos – umas já encaminhadas e outras que podem surpreender -, o cenário tende a se modificar de maneira que uma ou outra sigla saia fortalecida para a eleição de outubro. É esperar.

Na quinta-feira, 1º, encontrei o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, na festa de 61 anos do amigo Fábio Lermen. Me disse que é leitor assíduo da coluna e que, quando vê aqui alguma coisa diferente do que tinha de informação, costuma tirar a ‘prova dos nove’ direto nas fontes políticas.