Avereadora Claudete da Luz (MDB) se emocionou na despedida da Câmara de Venâncio Aires depois de um mês ocupando a cadeira do partido. Ela fez um balanço da sua passagem pelo Legislativo, na sessão de terça-feira, 29, e foi muito elogiada pelos colegas, em razão do perfil comunicativo e proativo. Como já escrevi aqui, foi uma grata surpresa e é um quadro que tem boas chances de crescimento nos próximos anos. Além de agradecer ao MDB pela oportunidade, Claudete destacou que o convite para entrar na política partiu do empresário Hilário Breunig.

Na próxima semana, o primeiro suplente da legenda, André Puthin, reassume o posto. O eleito é Gilberto dos Santos, que atualmente responde pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Helena da Rosa, segunda suplente, esteve na reunião de terça-feira, depois de abrir mão de entrar na vaga de Puthin. O terceiro suplente, Nilson Lehmen, é secretário de Meio Ambiente. Ouvi dizer que Gilberto dos Santos está ensaiando o retorno à Casa do Povo.

Provocada, base relembra ‘surra’

Vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), afirmou na terça-feira, 29, que se a eleição para prefeito, entre Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) fosse hoje, o socialista reverteria a vantagem de mais de oito mil votos conquistada pelo pedetista nas urnas, em 2020. Como justificativa, disse que o governo está indo muito mal e, também, que bons quadros já começaram a “pular da barca”. Citou como exemplos o ex-secretário de Segurança Pública, Jair Garcia, que pediu exoneração, e a ex-integrante do Gabinete da Primeira-Dama, Luce Carmen da Rosa Mayer, que pediu para voltar para a escola e ficar com as funções de professora e coordenadora. Os vereadores de situação deram risada, e o líder de governo, Gerson Ruppenthal (PDT), fez a sua provocação: “É só ver como foi a eleição para deputado estadual. Tomaram mais uma surra”, alfinetou, se referindo aos votos recebidos em Venâncio Aires por Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB): 16.309 e 7.933, respectivamente.

Duas sessões na próxima semana

A próxima semana será marcada por duas sessões da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. A reunião ordinária será realizada na terça-feira, 6, às 19h, e não na segunda-feira, como tradicionalmente ocorre, por conta do jogo do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Já na quarta-feira, 7, haverá sessão solene. A Folha do Mate, que completou 50 anos em outubro, está entre os homenageados, assim como a Rádio Terra FM, que chega aos 35 anos no dia 12 de dezembro. As indicações foram feitas pela vereadora Luciana Scheibler (PDT). Depois, serão mais dois encontros para encerramento do ano legislativo: nos dias 12 e 19, sendo que nesta última reunião vamos conhecer quem vai comandar a Mesa Diretora em 2023. Reza a lenda que a chapa vai esquentar.

Rapidinhas

• “Todo mundo tinha que tropeçar e machucar o dedão do pé para ter conhecimento das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam”. A frase foi dita pela vereadora Claidir Kerfkhoff (União Brasil), na sessão da Câmara de terça-feira, 29, ao lembrar que, neste sábado, 3, o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (Compede) promoverá mais uma edição da ‘Caminhada Inclusiva’, oportunidade na qual as pessoas são vendadas e percorrem trajeto com ajuda de outras. O presidente do Compede, Alexandro Hertz, ocupou a tribuna para convidar a comunidade a prestigiar e participar da iniciativa.

• No próximo dia 20, a minha pequena Lívia, de 6 anos, vai encerrar a sua trajetória na Escola de Educação Infantil Lar da Criança Casva. Como nesta sexta-feira, 2, participamos de uma festinha em comemoração à formatura dela, aproveito para registrar meu agradecimento às professoras e equipe diretiva da instituição. Foi muita sorte da nossa família a Lívia ter sido acolhida no Casva, assim como já foi na Creche do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), nos seus primeiros anos de vida. Muito obrigado, de coração, a todas estas profissionais, que na verdade são uma extensão da família e principais responsáveis pela evolução das nossas crianças. Que continuemos tendo só alegrias na chegada da Lívia ao Ensino Fundamental.

• “Não tinha ninguém da comunidade na inauguração do Centro de Convivência do bairro Battisti. Onde está o prestígio do prefeito, que foi o mais votado por lá”, indagou o vereador Ezequiel Stahl (Mais Brasil), ao comentar a solenidade de entrega oficial do prédio aos moradores. Segundo ele, a Administração teve que convocar CCs para que o ato não fosse esvaziado. “Será que a assessoria não divulgou”, provocou, antes de encerrar.