O suplente de vereador Claudio Weschenfelder, o Claudinho (PDT) – que é cargo em comissão (CC) na Secretaria de Cultura e Esportes e deve ter nova oportunidade na Câmara ainda nesta legislatura -, enviou mensagem à coluna, ontem, repercutindo o envio de projeto do Governo do Estado para a Assembleia Legislativa que propõe alteração na Lei Kiss. Pelo texto, acabaria a necessidade da emissão de licenciamento do Corpo de Bombeiros para atividades de baixo risco.

Conforme o Piratini, 732 atividades estariam amparadas pela nova regra. A proposta tem aval do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo e do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios. “A luta ainda não acabou. Assim que disponibilizarem o projeto no sistema, vamos ver se os ginásios estarão nestas 732 atividades de baixo risco”, comentou. Mesmo se a matéria for aprovada, as medidas de proteção – como instalação de extintores, sinalização, iluminação e saída de emergência e manutenção – continuam sendo exigidas.

Claudinho foi quem levantou o tema quando esteve na Casa do Povo e, depois, ganhou a parceria da vereadora Sandra Wagner (PSB) na luta pelo abrandamento da legislação. Com anos de experiência como líder comunitário na Associação Esportiva São Pedro (Assespe), de Linha Grão-Pará, ele tem como grande preocupação o fato da exigência de hidrantes para estruturas de mais de 750 metros quadrados, o que obrigaria muitas comunidades de Venâncio Aires a investirem cerca de R$ 50 mil para estarem em conformidade com o que determina a lei neste momento.

William e a ‘gana’ da oposição

É incrível a ‘gana’ que os vereadores de oposição têm em relação ao responsável pelas capatazias, William da Silva. Os parlamentares fazem pronunciamentos constantes colocando em xeque a competência do profissional, lembrando que ele é servidor concursado da Prefeitura de Mato Leitão e está cedido e ressaltando o engajamento político nas redes sociais contra a Administração anterior, de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (ex-PTB e agora no Podemos). É rara a sessão da Casa do Povo em que o nome dele não é citado. A situação, obviamente, pensa ao contrário.

Que mais vão levar na cara dura?

A cada semana, somos surpreendidos com ‘novidades’ desagradáveis. Já tivemos a fase dos furtos de argolas e crucifixos dos cemitérios (na verdade, ela ainda não passou), a ‘febre’ dos furtos de tampas de bueiros e bocas de lobo (que também continua), os ‘sumiços’ dos botijões de gás e bicicletas que ficam em espaços abertos de residências e, agora, recebemos notícias quase diárias de furtos de relógios de energia elétrica. Os alvos mais frequentes são os locais onde obras estão em andamento, mas os larápios também costumam arrombar portas e janelas para consumar os crimes. A gente sabe que essa é uma situação relacionada ao tráfico de drogas e à receptação. Alguém furta, alguém compra o objeto de furto, o traficante fica com o dinheiro e o cidadão de bem com o prejuízo. É triste: esforço de uns, cara dura de outros.

Rapidinhas

• Ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), pré-candidato a deputado estadual, trabalha na distribuição de material novo. Destaque para o histórico dele na política, como vereador (suplente), vice-prefeito, prefeito e secretário de Estado adjunto e interino. “Quando feita com paixão, verdade e seriedade, a política é o maior instrumento de transformação”, diz.

• Deixo aqui registrado o meu abraço ao leitor e amigo Hilário Breunig, que no sábado, 16, enviou mensagem repercutindo os temas abordados na coluna. Sempre digo que o retorno dos nossos leitores – seja por meio de elogios os críticas – é extremamente importante para quem se dedica a formar opinião.

• O também leitor e amigo Cristian Deves fez interessante reflexão em postagem no Facebook: “Semana passada escutei que a casa onde está o Barão Bar & Prosa teria sido vendida para uma farmácia. Tomara que não seja verdade, pois o que precisamos na nossa cidade são locais para o nosso lazer, encontrar os amigos, nos divertir e cantar até altas horas. Chega de doenças, chega de depressão. Mais alegrias e sorrisos para o nosso dia a dia”. Uma das proprietárias do imóvel, Solange Maurer se manifestou na postagem e disse que não tem conhecimento da venda.

• Em razão do feriado do Dia do Colono e Motorista, que será comemorado na próxima segunda-feira, 25, teremos duas sessões no Legislativo esta semana. A primeira foi realizada na noite de ontem, e a outra será antecipada para amanhã, dia 20, com início previsto para as 18h. Provavelmente, teremos vereadores lembrando do Dia do Município durante a reunião.