Que espetáculo ficou o clipe da música sobre a Capital Nacional do Chimarrão, lançado no sábado, 2. Emocionante, lindo, de arrepiar. ‘Venâncio que vive em mim’ é um primor de canção, com letra de Eagro Müller e Alexandre Brunetto e participação de cantores profissionais e amadores da nossa terra. O sucesso é gigantesco nas redes sociais, pois a música faz aflorar um sentimento de extremo orgulho da cidade, cuja erva-mate que se planta espalha o amor de mão em mão. As características de Venâncio Aires – todas as principais – foram lembradas na letra, bem como os pontos turísticos. Parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo trabalho, que sem dúvida vai ser extremamente utilizado na divulgação do nosso município.

E o rodízio ‘melou’

Algum desentendimento houve entre os vereadores do PTB. Estava tudo encaminhado para que Elstor Hackenhaar ficasse mais 15 dias na Câmara e, depois, Valdírio Becker tivesse oportunidade de assumir. No entanto, na noite de ontem, os cinco eleitos do partido – Ezequiel Stahl, Renato Gollmann, André Kaufmann, Diego Wolschick e Clécio Espíndola, o Galo – estavam ocupando os seus assentos na sessão interiorizada, realizada na Comunidade São Judas Tadeu, no Grão-Pará. Kaufmann, que teve requerimento aprovado na semana passada para afastamento das atividades legislativas, voltou atrás e não vai mais se ausentar. Provavelmente alguém não concordou com o rodízio. Resta saber quem.

Traumato na região

Municípios da região estão se mobilizando para agilizar os atendimentos de traumatologia, em especial os casos de necessidade de cirurgia, que são de alta complexidade. Somadas as regiões do Vale do Rio Pardo e Jacuí (8ª e 13ª Coordenadorias Regionais de Saúde), a fila de espera chega a mil pacientes.

Rapidinhas

• Estamos a um mês do início da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O Parque já está fechado, para que os trabalhos visando o maior evento de Venâncio Aires sejam concluídos. Como todos têm dito, será a ‘Fenachim da retomada’ e, certamente, uma festa que ficará na história e nas lembranças de todos nós, após dois anos de pandemia.

• Abraço de hoje vai para Rejane Rüdiger Pastore, fundadora da Escola do Chimarrão e presidente da Associação Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim). Na semana passada, quando esteve na Folha do Mate para conceder entrevista, nos encontramos e ela disse que é leitora deste espaço. Como sempre, agradeço pela preferência.