Na terça-feira, 18, o presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luciano Spies; o prefeito Giovane Wickert; o secretário de Saúde, Ramon Schwengber; as vereadoras Helena da Rosa (MDB) e Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), respectivamente presidente e vice da Câmara; e integrantes da Comissão de Apoio Administrativo e Financeiro do HSSM participaram de reunião com uma equipe de consultoria que apresentou um relatório prévio de ações a serem implementadas para abatimento da dívida da instituição de saúde. Spies informou que vai aguardar pelo menos duas semanas para detalhar a apresentação, “pois precisamos validar algumas coisas com pessoas de vários setores do hospital que não estiveram no encontro”. Ele disse que, quando for disponibilizado o relatório final da consultoria, a intenção é divulgá-lo no portal do HSSM. “Estamos trabalhando com toda a transparência possível”, comentou. A consultoria foi sugerida pela Câmara de Vereadores, que inclusive repassou recursos ao hospital para custear a contratação do serviço.
RUDEMAR NA CÂMARA
Rudemar Glier (MDB) vai assumir como vereador, provavelmente pelo período de um mês. Inicialmente ele preencherá as vagas de Gilberto dos Santos (de 21 a 28 de agosto) e de Izaura Landim (de 29 de agosto a 5 de setembro), que já tiveram requerimentos aprovados para afastamento. André Puthin e Helena da Rosa, outros dois parlamentares do MDB, devem também ceder uma semana cada para Glier, que era vereador no mandato 2013-2016 e também já havia assumido nesta legislatura.
RAPIDINHAS
• Vários postulantes a cargos eleitorais desincompatibilizaram de suas funções – seja cargo em comissão (CC) ou outra atividade que exigia o afastamento – e foram logo para as redes sociais anunciando suas pré-candidaturas. Por enquanto, é o que dá para fazer. Candidatos confirmados mesmo, só teremos após as convenções partidárias, que ocorrem em setembro.
• A coluna dá uma pausa por 15 dias, para período de férias. A próxima publicação está agendada para o dia 5 de setembro. Espero que, no retorno, as notícias sejam melhores, mais positivas, que o coronavírus tenha dado uma trégua. Cada vez temos mais notícias sobre vacinas potencialmente eficazes e é isso que pode nos trazer um mínimo de segurança em relação à Covid-19.