Foram aprovadas por unanimidade, na sessão da Câmara de segunda-feira, em Picada Nova, as contas do exercício 2017 do prefeito Giovane Wickert (PSB) e vice Celso Krämer (PTB). Presidente da Comissão de Orçamentos e Finanças do Legislativo, o vereador Nelsoir Battisti (PSD) sugeriu que a Câmara acatasse orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que sugeriu aprovação do ano fiscal sem ressalvas. Também integram a comissão as vereadoras Izaura Landim (MDB) e Sandra Wagner (PSB).
GRADES DE PROTEÇÃO
Vereador André Puthin (MDB) sugere que grades sejam instaladas junto aos meios-fios das calçadas, próximo às portas das escolas, especialmente na região central, onde há elevado fluxo de veículos. A preocupação do parlamentar é em relação à possibilidade de acidentes, já que nos horários de entrada e saída do estudantes, é comum a movimentação intensa, o que leva, às vezes, os alunos a caminharem nas vias, fora das calçadas. As grades, de acordo com ele, obrigariam os estudantes a seguirem um caminho orientado, reduzindo as chances de ocorrências desagradáveis. É uma boa sugestão.
RAPIDINHAS
• Vereadora Helena da Rosa (MDB) comentou, na sessão da Câmara de segunda-feira, 7, que soube de estudantes de Picada Nova que precisam caminhar até dois quilômetros até a RSC-287, para ter acesso ao transporte que os leva ao IFSul. Pediu que o Município analise a situação e, se possível, interceda pelos alunos e suas famílias.
• Vereador Tiago Quintana (PDT) sugere a criação de um fundo de reserva para contribuir com a recuperação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). E, além disso, indica que a Câmara faça o primeiro aporte ao fundo. “Seria algo emblemático, já que teríamos o povo sendo responsável pela primeira ação efetiva em defesa do hospital”, afirma. Ouvi dizer que, no plano de recuperação elaborado pela Prefeitura, há a previsão da iniciativa.
• Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) precisa de todo o apoio possível para seguir os atendimentos a pacientes acometidos pela doença. Em setembro, segundo comentários que ouvi na sessão interiorizada da Câmara, na segunda-feira, 7, em Picada Nova, 17 novos pacientes passaram a ser atendidos. A média mensal de entradas costuma ficar em seis ou sete e, atualmente, são 250 pacientes ativos. Mais informações sobre como auxiliar podem ser obtidas pelo telefone (51) 3741-6787.