Aproveito o espaço de hoje para agradecer às pessoas que aceitaram contar suas histórias, para que eu e a colega Cassiane Rodrigues pudéssemos elaborar a matéria ‘Em coração de mãe, sempre cabe mais um’. O trabalho ficou em terceiro lugar no concurso de excelência editorial da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). Neste fim de semana, vamos a Canela para participar do 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil e receber a premiação. Por isso, gostaria de deixar o meu muito obrigado especial ao venezuelano Daniel Josue Centeno Milano, ao colombiano Ernesto Sanchez Aponte e à salvadorenha Gabriela Madalena.

O agradecimento também é extensivo à coordenadora do Setor de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, Sandra Andréia Mendonça Soares, e às estagiárias Bruna Mariel Markmann e Simone Rodrigues dos Santos Chaves, que nos contaram como foi a estruturação da rede de apoio em Venâncio Aires. Ainda é preciso destacar as participações da secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade, do padre Rodrigo Hillesheim, da responsável pela Pastoral dos Migrantes, Aline Silva, e da venezuelana Zunilda Chamoo. A felicidade é dupla: pelo reconhecimento e também pelo fato de termos conseguido, por meio das páginas da Folha do Mate, destacar o trabalho que é realizado na Capital do Chimarrão para acolher estas pessoas.

Rapidinhas

• Parabéns ao Avante e à Aert pelos títulos da Copa Serrana de 2021, nas categorias titulares e aspirantes, respectivamente. Não pude acompanhar os jogos em Linha Andréas, mas ouvi toda a transmissão da Rádio Terra FM e todo mundo estava elogiando as condições do gramado, a estrutura da praça de esportes e a disciplina das equipes.

• As últimas manifestações das lideranças políticas de Venâncio Aires apontam para o aumento do número de candidatos nas eleições do ano que vem. Chico Rech, que assumiu a presidência do Democratas, garante que o partido irá apoiar um candidato de direita e que nenhum dos até agora pré-lançados preenchem este requisito: os ex-prefeitos Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer, ex-vice-prefeito e ex-presidente do PTB, que está de malas prontas para o Podemos, atualmente conduzido pelo seu filho, Diego Krämer. Ainda segundo Rech, é dada como certa a fusão do Democratas com o PSL. É esperar para ver o que vai acontecer. A vice-prefeita Izaura Landim (MDB), por exemplo, já disse que não descarta concorrer.